Projeto para mudar Ensino Médio
Portal explica projeto para mudar Ensino Médio
Link apresenta estudo da Consultoria legislativa da Câmara sobre proposta que reformula o currículo
Fonte: Jornal da Câmara (DF) 21 de agosto de 2014
Com o tema “reformulação do Ensino médio”, já está disponível no Portal da Câmara dos Deputados (www.camara.leg.br) uma nova edição do “Fique por Dentro”. Neste link, a Consultoria Legislativa (Conle) apresenta um estudo sobre o Projeto de Lei 6840/13, sugerido pela comissão especial criada para debater o tema e apresentar propostas para a universalização desse nível do Ensino.
Entre os aspectos previstos na proposta, constam a carga diária de sete horas e a reformulação completa dos currículos. Propõe-se a divisão das disciplinas em áreas do conhecimento – linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. O projeto determina ainda que o Aluno do último ano poderá optar pela habilitação em uma dessas áreas ou por uma formação profissional. Além disso, depois de concluído o Ensino médio, o estudante poderá voltar à Escola para fazer uma nova habilitação.
Inadequação curricular-
De acordo com os responsáveis pela publicação, a discussão sobre a necessidade de reformulação do Ensino médio surgiu da percepção pelos parlamentares de que o atual sistema não prepara os estudantes nem para o mercado de trabalho nem para o ingresso na Educação superior.
Como consequência da inadequação curricular, apontam que 5,2 milhões de jovens na faixa etária de 15 a 24 anos, ou um quarto dessa população, não estudam nem trabalham. Além do estudo da Conle, o “Fique por Dentro” traz projetos em análise na Casa, discursos de deputados e transcrição de eventos relacionados ao assunto, informações bibliográficas, textos eletrônicos, legislação comparada e reportagens e programas da TV e da Rádio Câmara. O conteúdo é produzido em conjunto pela Conle, o Centro de Documentação e Informação (Cedi) e a Secretaria de Comunicação Social (Secom).