Manifesto por melhorias na Educação

Manifesto por melhorias na Educação

Manifesto cobra melhorias na Educação brasileira

'Mapa do Buraco', elaborado por jovens talentos, aponta desafios do ensino elencados por nomes como Jorge Paulo Lemann e Fernando Henrique Cardoso. Documento será entregue a políticos

Fonte: Veja.com      15 de agosto de 2014

 

A batalha pela melhoria da educação brasileira ganhou mais um aliado nesta sexta-feira, na forma de um manifesto. Intitulado Mapa do Buraco, o documento aponta desafios e soluções para o ensino nacional elencados a partir de entrevistas com cem representantes de vários setores, como empresários, professores, políticos, estudantes e artistas, entre outros. É gente de primeiro nível, como o empresário Jorge Paulo Lemann, criador da Fundação Lemann, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o cantor Gilberto Gil e o senador Eduardo Suplicy. O manifesto é assinado por dez jovens, a maioria deles na faixa dos 20 anos e alunos ou ex-alunos de instituições renomadas como a Universidade Harvard.

No documento, o grupo defende que governantes e sociedade civil trabalhem juntos para enfrentar questões críticas do setor, como má formação de gestores, baixos salários de professores, falta de investimento e ausência de um currículo nacional. O texto pede ainda urgência no encaminhamento das questões e foco em soluções imediatas ao invés de políticas públicas que "se escondam atrás de medidas caras, complexas e de longo prazo".

"O Brasil está entre os países com a pior qualidade de ensino do mundo, não só no setor público como no privado. Para sair desse buraco, precisamos transformar a educação em um debate de toda a sociedade, e não apenas em uma conversa de especialistas", diz o cineasta Fernando Grostein Andrade, de 33 anos, diretor do documentário Quebrando o Tabu e um dos organizadores do manifesto.

Apresentado em evento realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o manifesto será entregue nos próximos dias aos candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais. "Queremos que todos os candidatos coloquem a educação no centro de suas campanhas e que apresentem propostas efetivas para a melhoria do setor. Vamos pressioná-los para que isso aconteça realmente", diz Renan Ferreirinha Carneiro, de 20 anos, aluno de Harvard e cofundador do site O Formigueiro, plataforma de financiamento coletivo voltada à educação.

Outro integrante do grupo é o empreendedor social Eduardo Lyra, de 20 anos. Ele é criador do Instituto Gerando Falcões, que oferece cursos de formação a jovens da periferia, e foi eleito pelo Fórum Econômico Mundial um dos quinze jovens brasileiros que podem melhorar o mundo. "Os brasileiros pensam que a educação vai bem, mas não vai. Precisamos mudar esse cenário e mostrar para os jovens que o legal não é ostentar um colar de ouro, mas sim um boletim cheio de boas notas", diz Lyra.

Além de chegar aos candidatos, o Mapa do Burcao vai ganhar página e canal no Facebook e no Youtube, respectivamente. No site de compartilhamento de vídeos, serão exibidos depoimentos das cem personalidades entrevistadas para a elaboração do manifesto.

http://www.todospelaeducacao.org.br/educacao-na-midia/indice/31065/manifesto-cobra-melhorias-na-educacao-brasileira/




ONLINE
73