Avaliação Nacional da Alfabetização

Avaliação Nacional da Alfabetização

Perguntas e respostas: o que é a ANA?

Entenda como funciona a Avaliação Nacional da Alfabetização

Pricilla Honorato     22 de julho de 2014


ANA é a sigla de Avaliação Nacional de Alfabetização, avaliação externa realizada pelo Ministério da Educação com alunos de 3º ano do Ensino Fundamental de todo o País. A prova é o instrumento do MEC para acompanhar a eficácia do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), lançado em 2012, que tem como meta a alfabetização plena de todas as crianças até os oito anos de idade, em leitura, escrita e matemática. A ANA foi aplicada pela primeira vez em 2013 e os resultados devem ser divulgados em breve. A prova será realizada anualmente.

Com os resultados da ANA, espera-se que as redes de ensino e o governo estabeleçam estratégias de melhoria nos processos educacionais, visando o ciclo de alfabetização, que compreende do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

Entenda como funciona a avaliação.

O que é?

A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é uma prova aplicada a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental que avalia os conhecimentos do estudante em leitura, escrita e matemática.

Como é?

A ANA é composta por 40 itens. No caso de língua portuguesa, o teste tem 17 itens objetivos de múltipla escolha e três itens abertos, de produção escrita. Em matemática, são aplicados aos estudantes 20 itens objetivos de múltipla escolha. Além dos cadernos dos questionários para os alunos, a aplicação da ANA inclui questionários para professores e gestores que devem ser respondidos online. O foco desses questionários é coletar informações sobre as condições de infraestrutura, formação de professores, gestão escolar, organização do trabalho pedagógico, entre outras temáticas.

Quem participa?

A avaliação é censitária, ou seja, todos os alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental devem participar.

Quem cria e aplica?

A formulação do material e a aplicação da avaliação são de responsabilidade do Inep. É recomendado que um professor acompanhe a aplicação, mas não é obrigatório. Os itens (questões) das avaliações do Inep são construídos por acadêmicos que atendem às chamadas públicas abertas pelo órgão (saiba mais aqui).

Quando é aplicada?

Uma vez por ano, em novembro.

Quem divulga e para que servem os resultados?

Os resultados da ANA são compilados pelo Inep e serão divulgados por instituição de ensino, município e unidade federativa. Para facilitar a interpretação dos resultados, os dados serão divulgados por nível de aprendizado (quatro níveis estabelecidos pelo Inep), nível socioeconômico e capacitação docente.

Os resultados da ANA compõem o Índice de Desenvolvimento Educação Básica (Ideb)?

Não. A avaliação é um diagnóstico da aprendizagem apenas das crianças no ciclo de alfabetização.

Qual a diferença entre Provinha Brasil, ANA e Prova ABC?

A Provinha Brasil não é uma avaliação externa e sim um instrumento que oferece aos professores e gestores escolares um diagnóstico imediato do processo de aprendizagem e desenvolvimento da alfabetização dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. A partir deste ano, os resultados serão compilados pelos próprios professores com o auxílio do Sistema Provinha Brasil. A prova não gera índices que reflitam a situação de todo o sistema de ensino, portanto, não serve para instrumentalizar políticas públicas. Os resultados são de uso interno de cada unidade escolar.

A ANA é uma avaliação externa, isto é, uma prova aplicada por agentes externos à rede escolar – no caso, o Inep, que também recolhe e divulga os dados. A ANA é censitária e avalia habilidades em leitura, escrita e matemática. É aplicada no 3ºano do Ensino Fundamental e os resultados são analisados e publicados pelo Inep. Esse modelo permite que se avalie o sistema escolar como um todo. Serve, portanto, para pautar a definição de políticas públicas que busquem a melhoria da alfabetização.

A Prova ABC foi uma iniciativa do movimento Todos Pela Educação, em parceria com a Fundação Cesgranrio, o Instituto Paulo Montenegro/Ibope e o Inep. A avaliação teve duas edições, em 2011 e 2012, e não será mais realizada. A Prova ABC foi aplicada em uma amostra de alunos dos 2° e 3° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de todo Brasil. Os resultados permitiram observar o nível de alfabetização dos alunos de forma inédita e colaborou para a criação da ANA.

http://www.todospelaeducacao.org.br/reportagens-tpe/30848/perguntas-e-respostas-o-que-e-a-ana/




ONLINE
17