Unidade da Uergs em Soledade

Unidade da Uergs em Soledade

Unidade da Uergs em Soledade já é uma realidade

Instituição de Ensino deverá contribuir com o desenvolvimento regional

Lideranças enalteceram a conquista (Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Soledade)       


Com a presença de várias lideranças, municipais, regionais e estaduais, foi realizada nesta quarta-feira, 02/07, a cerimônia de celebração de instalação da Unidade da Uergs no Alto da Serra do Botucaraí, localizada no município de Soledade, a qual pertencerá ao Campus Regional III. 

A criação da Unidade em Soledade foi referendada pela Resolução 06/2014 do Conselho Superior da Universidade, que contou com a participação do Movimento Pró-Uergs Alto da Serra do Botucaraí na sessão que discutiu a proposta. 

A mesma foi ratificada pelo Grupo de Trabalho criado pelo Governo do Estado em 2013. O GT teve como objetivos realizar estudos e propor medidas para a consolidação da Universidade. Destaca-se o aumento do orçamento e a contratação de 62 professores, sendo 5 para a Unidade em Soledade e 3 funcionários técnico/administrativos. 

A instalação da Unidade é uma demanda histórica da região, e sua existência tem a finalidade de combater as desigualdades entre as regiões do Estado e estimular seu desenvolvimento regional sustentável. Assim como expressa a missão da Uergs em seu Estatuto. 

A viabilidade da Uergs no município de Soledade se deve aos subsídios da Administração Municipal, do Estado do Rio Grande do Sul, da Secretaria Estadual de Educação, e da própria Uergs. A utilização pela Uergs do prédio em que opera a Escola Estadual de Ensino Fundamental Alcides João Gradaschi - CIEP, ocorreu através de Termo de Cooperação entre Uergs e Seduc. A Unidade ocupará um módulo, com 14 salas de aulas. 

As reformas dos espaços para revitalização e adequação predial será realiza em duas etapas. A Prefeitura Municipal de Soledade é responsável por recursos na ordem de R$ 150 mil, para reformas dos espaços de aula e administrativos, nos banheiros, além da execução de entrada individualizada para a Unidade. 

A Uergs e o Estado do Rio Grande do Sul têm orçamento previsto de R$ 400 mil para a instalação de rede lógica e adequação da rede elétrica existente, reforma de 03 salas para instalação dos laboratórios exigidos pelo Ministério da Educação para o curso de Bacharelado em Gestão Ambiental. 

O curso de Bacharelado em Gestão Ambiental será ofertado em agosto deste ano. O ingresso é via Sisu, e obteve o total de 769 candidatos inscritos. Um recorde comparado às inscrições de outras Unidades para o mesmo curso.              

                                         por Paulo Paes (Rádio Cristal AM),                 
dia 02/07/2014 às 21:29  

http://redesul.am.br/Noticias/Educacao/02/07/2014/unidade-da-uergs-em-soledade-ja-e-uma-realidade/149568/             




ONLINE
65