Pesquisadores para atuar em Oxford
Edital seleciona pesquisadores para atuar na universidade de Oxford
CAPES/MEC - Revista Gestão Universitária - 12/08/2014 - Belo Horizonte, MG
Lançado nesta segunda-feira, 11, o novo edital para seleção da Cátedra Rio Branco em Relações Internacionais da Universidade de Oxford, no Reino Unido. A iniciativa tem como objetivo enviar pesquisadores, intelectuais e formuladores de políticas públicas à Universidade de Oxford, proporcionando ambiente propício, para permitir o desenvolvimento do estudo acadêmico a respeito do Brasil e das questões e problemas internacionais sob a ótica brasileira. As inscrições vão até o dia 25 de setembro.
No Brasil, a instituição responsável pela cátedra é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e no Reino Unido, a Universidade de Oxford. O edital selecionará um candidato para a cátedra, com duração de três a quatro meses, na área temática de `Relações Internacionais e Política Externa Brasileira`.
Para participar da seleção, são alguns dos requisitos: ter disponibilidade para dedicar-se integralmente às atividades propostas e aprovadas durante todo o período da bolsa e possuir atuação acadêmica qualificada na área e reconhecida competência profissional com produção intelectual consistente.
O candidato selecionado será admitido como membro da Universidade de Oxford e de uma de suas faculdades, assim terá acesso às bibliotecas da universidade e terá disponibilizada sala de trabalho no Centro Latino Americano ou nas proximidades. Além disso, entre os benefícios estão previstos bolsa mensal no valor de £ 3500,00, auxílio instalação e seguro saúde.