PNE e a alfabetização
Plano Nacional da Educação não tem conceitos claros sobre alfabetização, diz especialista
Prova ABC mostrou que 43% dos alunos do 2º ano não sabem o mínimo que deveriam em leitura
Ao fim do 3º ano, as crianças plenamente alfabetizadas devem saber identificar o tema de um texto
Sancionado pela presidente Dilma Rousseff no último dia 26, o PNE (Plano Nacional de Educação) tem como uma de suas metas básicas combater o analfabetismo. Mas, segundo o gerente da ONG Todos Pela Educação Ricardo Falzetta, o texto não tem critérios claros sobre o conceito de alfabetização.
— Isso quer dizer que a alfabetização não pode ser simplesmente decodificar o código e reconhecer as letras. A alfabetização plena permite ao aluno uma visão crítica do mundo por meio da escrita e da leitura, possibilitando que ele continue a aprender.
A Todos pela Educação considerada que, ao fim do 3º ano, as crianças plenamente alfabetizadas devem saber identificar o tema de um texto e estabelecer relações de causa e consequência entre as informações contidas no enredo.
A conclusão tem base nos resultados da Prova ABC, avaliação de leitura, escrita e matemática aplicada pela ONG a 54.000 alunos do 2º e do 3º ano do fundamental de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
Brasil precisa investir mais R$ 54 bi por ano para atingir meta de qualidade do novo PNE
Inclusão escolar ainda é ponto polêmico em texto do Plano Nacional de Educação
Em 2012, os resultados da prova mostraram que 43% dos estudantes brasileiros que estão no segundo ano na rede pública não sabem o mínimo que deveriam em leitura. Entre alunos do 3º ano o percentual é de 28%.
No final de 2013, o governo federal aplicou pela primeira vez uma avaliação nacional para medir a alfabetização das crianças brasileiras nos anos iniciais do ensino fundamental.
Segundo o MEC (Ministério da Educação), os resultados da ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização) serão divulgados nos próximos meses.
http://noticias.r7.com/educacao/plano-nacional-da-educacao-nao-tem-conceitos-claros-sobre-alfabetizacao-diz-especialista-27062014