EAD no Instituto Legislativo Brasileiro
ILB chega a 100 mil matriculados em cursos a distância
Em apenas seis meses, os novos cursos de educação a distância (EAD) oferecidos pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) já alcançaram a marca de 100 mil matrículas. O número mais que dobrou diante das inscrições dos últimos dois anos, que somavam 50 mil.
No total, são 21 cursos sem tutoria, abertos à população, e 11 com tutoria, exclusivos para servidores do Poder Legislativo, incluindo Câmara dos Deputados, tribunais de Contas, assembleias legislativas, câmaras municipais e escolas do Legislativo. A oferta engloba diferentes áreas de interesse do Legislativo, como administração legislativa, orçamento público, processo legislativo, ouvidoria, licitações e contratos e informática, entre outras.
O curso de Introdução ao Direito Constitucional é o que tem mais alunos: foram 13.801 matriculados de fevereiro até agora. O segundo mais procurado é Ética na Administração Pública, com 11.247 alunos. Ambos foram desenvolvidos por servidores do Senado e têm duração de até 60 dias.
Os cursos são realizados por meio da plataforma de ensino conhecida como Plataforma Saberes, que passou a ser usada no início deste ano em substituição à Plataforma Trilhas. Após estudar todos os módulos, o estudante se submete a uma avaliação eletrônica corrigida pelo sistema.
— Estamos diante de um recorde, e a meta agora é ir além, atingindo 1 milhão de alunos — prevê a coordenadora dos cursos sem tutoria, Ana Alba Mafra. Segundo ela, o uso de uma plataforma conhecida mundialmente e a campanha de divulgação dos cursos pela rede social Facebook foram fundamentais para multiplicar o número de matriculados.
Jornal do Senado