Morre o educador Rubem Alves
Personalidades repercutem morte do escritor e educador Rubem Alves
Ele estava internado desde 10 de julho e teve falência múltipla de órgãos. Mineiro, educador era um dos intelectuais mais respeitados do Brasil.
Rubem Alves estava em UTI e teve falência múltipla dos órgãos (Foto: Instituto Rubem Alves)
Personalidades usaram as redes sociais para lamentar a morte de Rubem Alves. O escritor e educador, de 80 anos, faleceu no fim da manhã deste sábado (19), em Campinas (SP). Ele estava internado desde 10 de julho em uma Unidade de Terapia Intensiva e teve falência múltipla de órgãos.
Alves era uma das referências do país em temas relacionados à educação. Além de educador e escritor, atuou como cronista, pedagogo, poeta, filósofo, contador de histórias, ensaísta, teólogo, acadêmico, autor de livros infantis e até psicanalista, de acordo com sua página oficial na internet.
Veja o que alguns famosos escreveram
Fábio de Melo, padre: Partiu Rubem Alves. Ao morrer mais um dos grandes, cresce nossa orfandade.
André Heller, jogador de vôlei: O Céu está em festa..... "Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses."...
Dilma Roussef, presidente: LUTO NA LITERATURA. O Brasil perdeu, na manhã de hoje (19), o escritor e educador Rubem Alves, de 80 anos. Um dos intelectuais mais respeitados do Brasil.
Sonia Abrão, apresentadora de TV: Poxa, morreu Rubem Alves, um dos meus autores mais queridos! Tô muitooooooooooooooooo triste!!!
Ricardo Gondim, teólogo: Rubem, como você me inspirou: “É preciso esquecer os nomes de Deus q as religiões inventaram para encontrá-lo sem nome no assombro da vida”
Marina Silva, política: Triste c/ a morte de Rubem Alves. Muito querido e admirado. Deixa legado de amor à educação e ao significado da vida
Alexandre Padilha, político: Triste c/ falecimento de Rubem Alves. Parceiro do meu pai no CEDI e na Koinonia, era um educador q amava a liberdade e a inclusão na educação
Eduardo Campos, político: Muito triste a notícia do falecimento de Rubem Alves. Um intelectual, educador e escritor fundamental para a história recente de nosso país.
Cristovam Buarque, político: Um dia João Ubaldo no outro Rubem Alves e o mundo insiste em prosseguir.
Alberto Pinto Coelho, governador de Minas Gerais: Em nome de todos os mineiros, levo aos familiares, amigos e fãs de Rubem Alves a solidariedade e o abraço de conforto. Minas e o Brasil perdem uma figura ímpar. Um pensador capaz de ver poesia no mais simples gesto. Neste momento, não há como não se lembrar do que disse certa vez: Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses."
Marta Suplicy, ministra da Cultura: Rubem Alves era um encantador. Em seu texto Sobre a Morte e o Morrer disse que "permanecemos humanos enquanto existe em nós a esperança da beleza e da alegria". Foi esta esperança que ele buscou despertar em cada um que tinha contato com sua pessoa e seu pensamento. Rubem lidou com as palavras com raro talento, acrescentou poesia para cada tema que tratou. Buscou em diferentes disciplinas (teologia, psicologia, sociologia, filosofia) uma maneira de ler o Mundo e compartilhá-lo com todos através da Educação. Sua vocação era cultivar um futuro melhor. O mundo perde um pensador indispensável.
Rubem Alves morreu em Campinas neste sábado (Foto: Instituto Rubem Alves)