Alunos da escola Gema Belia protestam

Alunos da escola Gema Belia protestam

Alunos protestam contra extinção de ensino fundamental em escola da Capital

As primeiras séries estão sendo extintas porque há projeto de uma instituição no padrão das escolas técnicas do Mec

Alunos protestam contra extinção de ensino fundamental em escola da Capital Marcelo Oliveira/Agencia RBS

Foto: Marcelo Oliveira / Agencia RBS

 Roberta Schuler

 Por volta das 8h30min, a comunidade escolar do Instituto Estadual Professora Gema Angelina Belia iniciou uma caminhada pela Avenida Antônio de Carvalho (sentido Centro - bairro), no Jardim Carvalho. O motivo da manifestação é a busca pela manutenção do ensino fundamental na escola.


Gradualmente, as primeiras séries estão sendo extintas porque há projeto de construção de uma instituição no padrão das escolas técnicas do Ministério da Educação (Mec). Só oito serão construídas no Estado e o Gema será a única em Porto Alegre.

Pai de uma aluna do quinto ano, Salmeron da Silva Moura Jr., 31 anos, nem abriu seu minimercado para participar do protesto com a filha Ingrid, 11 anos:

- Esta é a escola que temos mais perto de casa. É uma escola muito boa - disse o pai.

Com um cartaz nas mãos, a pequena lamentou:

- Não queria que fechassem nossa escola.

A caminhada se estendeu até a Rua Francisco Valdomiro Lorenz e retornou à escola pela Avenida Antônio de Carvalho, sentido bairro - Centro, gerando congestionamento no bairro.

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) garante que há seis escolas no bairro para atender a demanda de alunos do Gema Belia. A extinção das turmas será gradual. De acordo com a Seduc, é uma regra do Mec não ter ensino fundamental nas escolas técnicas.

 

DIÁRIO GAÚCHO

http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/dia-a-dia/noticia/2013/07/alunos-protestam-contra-extincao-de-ensino-fundamental-em-escola-da-capital-4194524.html




ONLINE
64