Só os outros serão prejudicados

Só os outros serão prejudicados

 

 

O que está acontecendo no Brasil com a prisão de ativistas que quiseram denunciar os desmandos da Copa é extremamente preocupante, além de ser um caso de falta de solidariedade humana. 

NA DEMOCRACIA LIBERAL MODERNA não há a pressuposição de Deus. Trata-se de um regime completamente laico na sua essência. Por isso mesmo é um regime que garante, inclusive, as manifestações de diversas religiões.

Em que sentido é um regime laico? No mais fundamental: só os homens podem governar a si mesmos, não há uma terceira força acima dos homens que possa, a qualquer momento, trazer a verdade que, então, deve ser seguida porque é a verdade. Não, os homens apresentam versões e os homens avaliam as versões.

Assim, o inimigo dessa forma de vida social (como americanos a tomam) e de governo (como europeus a tomam) é todo aquele que procura esconder perspectivas, calar adversários que possam trazer outras mais interpretações e outras denúncias. Na democracia liberal, o governo sempre é um co-governo, pois inclui no governo a oposição, principalmente quando ela é aguerrida — toda a oposição.Quando mecanismos quaisquer, sob qualquer justificativa, proíbem protestos de vozes discordantes, a vida democrática se esvai rapidamente.

A pior coisa que pode ocorrer na democracia é as pessoas começarem a endossar o refrão: “vale fazer oposição, mas não a sua oposição porque você não faz oposição, você é vândalo”. Essa é a frase de começo de término da democracia liberal. Ela é tão erva daninha da democracia quanto o poder econômico e o caciquismo.O começo do fim não é a força militar nas ruas, mas o silêncio dos filósofos, dos intelectuais enfim, a respeito desse refrão. Quando começamos a rir de presos políticos porque eles não são da “nossa” política, azeitamos guilhotinas para nós mesmos e nossos filhos.

Paulo Ghiraldelli

http://ghiraldelli.pro.br/os-outros-serao-prejudicados/




ONLINE
71