Aulas de patinação em escola de Erechim
Escola proporciona aulas de patinação
Aulas são realizadas duas vezes por semana na Escola João Caruso de Erechim
Estudantes te a oportunidade de aprender sobre o esporte de forma acessível
Há aproximadamente três anos, estudantes da Escola Estadual João Caruso, de Erechim têm a oportunidade de aprender um esporte fascinante e pouco praticado no Alto Uruguai: a patinação.
A iniciativa surgiu através de um projeto chamado “Escola Aberta”, que consistia na abertura das instituições aos finais de semana para que o espaço fosse utilizado para práticas educativas, culturais e esportivas. Com isso, inicialmente as aulas - realizadas pela Associação de Patinadores Os Reis das Rodas, da URI Erechim - aconteciam aos domingos e contavam com apoio financeiro do projeto. O “Escola Aberta”, no entanto, terminou. Acabar com as aulas, porém, não foi alternativa para a escola.
Hoje, as aulas de patinação são realizadas nas terças e quartas-feiras no ginásio da escola. Mesmo com o fim do projeto que dava subsídio às aulas, a instituição encontrou uma maneira de dar continuidade ao esporte. O diretor, Cesar Marcos Santin Beatrici, conta que sempre teve apreço pela patinação e foi até os Reis das Rodas em busca de manter as aulas. “Fizemos uma parceria e eles aceitaram, então tivemos a oportunidade de levar adiante este esporte”, comemora.
Sem a verba oriunda do projeto, a opção encontrada pela direção segundo Cesar, foi reunir as famílias dos alunos praticantes do esporte e pedir uma colaboração simbólica. “Hoje, cada aluno paga apenas R$ 10,00 mensais, que são destinados a pagar o deslocamento da professora de patinação”, conta.
Para a realização das aulas, a escola conta com 33 pares de patins cedidos pela Secretaria de Educação, sendo que a instituição é a responsável por mantê-los. O diretor enfatiza que o gosto pelas atividades esportivas é um dos motivos que o leva à busca para que elas aconteçam na João Caruso. “Como tenho formação na área de Educação Física, sempre tive apreço por esportes e por isso fazemos o possível para viabiliza-los na escola. É uma forma de incentivar práticas que serão saudáveis para sempre na vida dos alunos”, conta.
Carinho pelo esporte, dedicação na hora de ensinar
As aulas na Escola João Caruso são ministradas pela técnica de patinação artística, Ana Elisa Campos. Patinadora há mais de 30 anos, ela conta que adentrou no esporte com apenas 12 anos. O ensino aos estudantes da escola é tarefa realizada com carinho pela patinadora. “Ver uma criança se dedicando e evoluindo nesse esporte é algo que me dá uma satisfação pessoal incalculável. Não há o que pague poder ajudar nisso”, destaca.
A professora explica que optou por dividir os alunos em duas turmas, sendo que nas terças-feiras as aulas são ministradas aos iniciantes e nas quartas-feiras aos que já estão passando ao nível intermediário. “Assim, conforme eles conseguem ir se destacando, é possível ousar um pouquinho mais com novos movimentos”, diz.
A técnica explica ainda que um dos diferenciais da patinação em relação aos outros esportes é a constante busca de aprendizado exigida. “Crianças normalmente tendem a perder parte do interesse a partir do momento em que dominam determinados esportes. No caso da patinação não há como isso acontecer, pois ela exige treinamento e busca constante de aperfeiçoamento. Isso prende muito aqueles que estão se dedicando”, conta.
Quanto à boa vontade ao ensinar os alunos, Ana Elisa diz ter um crescimento pessoal impagável. “É algo que faço por amor à profissão e pela alegria de ver os alunos evoluindo. Eles aprendem porque se dedicam, e para mim é um presente poder ensinar. Através da patinação eles tem contato ainda com inúmeras áreas, como teatro, dança, música. É um esporte que abre muitas portas”, finaliza.
Para a estudante Bianca Finardi Ferreira, da turma de alunos de nível intermediário, a oportunidade de aprender a patinar é algo único. “É um esporte diferente e muito bonito. Eu sempre quis fazer e agora que tem na escola eu posso”, comemora.
http://www.jornalbomdia.com.br/escola-publica-proporciona-aulas-de-patinacao