Quem perdeu mais renda, pobres ou ricos

Quem perdeu mais renda, pobres ou ricos

Pobres perderam mais renda que ricos na crise

Pesquisa revela que os pobres dos países desenvolvidos foram os que mais sofreram com a crise financeira e a Espanha liderou o processo de aumento da desigualdade

FERNANDO NAKAGAWA
Pobres e ricos perderam dinheiro com a crise que se arrasta há mais de cinco anos.  Mas uma pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico(OCDE) revela que o fenômeno castigou mais quem tem menos. Enquanto a renda média dos 10% mais ricos caiu a um ritmo anual de 0,78% entre 2007 e 2011, a perda da renda dos 10% mais pobres foi o dobro: 1,61% por ano.pobreza_basura_int.jpg

Mais com menos.
 
Espanha lidera aumento da desigualdade / Reuters “Famílias de baixa renda  perderam mais durante a crise ou se beneficiaram menos da recuperação. Nos 33 países onde há dados disponíveis, os 10% mais ricos tiveram resultado melhor que os 10% mais pobres em 19 países”, diz o estudo da OCDE que avaliou os países que fazem parte da entidade, sendo a maioria desenvolvidos.

Entre os países, a Espanha foi o país onde a desigualdade mais aumentou entre 2007 e 2011. Nesse período, a renda dos 10% mais pobres da Espanha caiu a um ritmo anual de 12,9%. Já os 10% mais ricos tiveram queda menos acentuada: 1,4%. Isso é resultado especialmente do aumento do desemprego, o que aumentou a diferença de renda entre os que têm e não têm salário.
Para efeito de comparação, a renda dos 10% mais pobres permaneceu estável na Alemanha, houve ligeira alta anual de 0,2% no Reino Unido e queda de 1,3% nos Estados Unidos no mesmo período. No grupo dos mais ricos, a renda média cresceu 0,8% por ano na Alemanha, aumentou 0,9% nos EUA e recuou 0,5% no Reino Unido.

Link original da matéria
http://www.controversia.com.br/index.php?act=textos&id=18842







ONLINE
75