Dilma sanciona Lei da Palmada
Texto estabelece que crianças e adolescentes sejam educados sem o uso de castigo físico ou tratamento cruel e degradante
Foi sancionada nesta sexta-feira pela presidente Dilma Rousseff a lei que estabelece que crianças de adolescentes devem ser educados sem o uso de castigo físico ou tratamento cruel e degradante. O projeto, que ficou conhecido como Lei da Palmada, gerou polêmica no Congresso Nacional nos últimos meses.
Publicado no Diário Oficial da União, o texto classifica castigo físico como "ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente que resulte em sofrimento físico ou lesão". Também fica conceituado tratamento degradante como "conduta ou forma cruel de tratamento em relação à criança ou ao adolescente que humilhe, ameace gravemente ou ridicularize".
Leia mais
"Violência não educa", diz Xuxa em vídeo sobre a Lei da Palmada
"Ele conseguiu o minuto dele de fama", diz Xuxa sobre deputado
Xuxa sai chorando do Comgresso e recebe apoio de Junno
Conforme a lei, aqueles que utilizarem castigo físico ou tratamento cruel e degradante com crianças e adolescentes, estarão sujeitos a encaminhamento a programa oficial ou comuntário de proteção à família, tratamento psicológico ou psiquiátrico, advertência e cursos ou programas de orientação. Além disso, também terá a obrigação de encaminhar a criança a tratamento especializado.
Zero Hora