Rejeição à Copa do Mundo

Rejeição à Copa do Mundo

Quanto mais ricos, maior a rejeição à Copa do Mundo no Brasil


Desde os protestos de junho do ano passado já era possível afirmar que a opinião da população brasileira quanto à realização da Copa do Mundo no Brasil não era uma unanimidade. A demora com que as ruas começaram a ganhar as cores da Seleção, o descontentamento com os bilhões de reais gastos em estádios e os movimentos sociais paralisando as ruas com alta frequência foram fatores importantes para se medir a temperatura dos ânimos com o Mundial.

Uma pesquisa realizada pelo Data Popular porém, revelou que na briga entre a torcida contra e a favor da realização da Copa no Brasil, a classe social pode ser um fator determinante: entre as pessoas com renda superior a dez salários mínimos (724 reais), 52% se opõem ao Mundial. E, à medida que a renda diminui, cai também a oposição à celebração do evento no país: entre a população que ganha de um a dois salários mínimos, 38% eram contra.

Ainda assim, 75% dos brasileiros pretendem assistir aos jogos da Copa deste ano. E 88% vão torcer pela Seleção Brasileira. A oposição ao Mundial também varia de acordo com a região do país, sendo que os moradores da região sul (51%) são os que mais se mostraram contra, e os da região norte (41%), os que menos foram contrários. Outro dado revelado pela pesquisa foi que os jovens rejeitam mais o evento que os mais velhos. Entre as pessoas entre 16 e 24 anos, 52% se mostraram contra. Entre os que têm 60 anos ou mais, esse percentual ficou em 41%.

Segundo o estudo, 68,1 milhões de brasileiros são contra à realização do Mundial no país, menos da metade, considerando uma população de 198,7 milhões de pessoas. O instituto ouviu mais de 5.000 pessoas em 192 cidades entre os dias 7 e 8 de junho.

A pesquisa revela que as críticas e controvérsias com relação a realização a Copa do Mundo possuem um recorte de classe. Não por coincidência, vemos números muito similares ao apoio ou a rejeição ao governo Dilma.

Fonte: El País




ONLINE
23