Supletivo melhora indicador
Ida de jovens para supletivo melhora indicador de escola
Fatia de adolescentes na EJA saltou de 22,3% para 30% entre 2007 e 2013
Fonte: Folha de S.Paulo (SP) 09 de junho de 2014
O número de adolescentes cursando o antigo supletivo, modalidade de Ensino mais rápida destinada a Alunos atrasados, cresceu entre 2007 e 2013, na contramão do ocorrido nas outras faixas etárias. As matrículas de Alunos de 15 a 17 anos nos anos finais do Ensino fundamental da EJA (Educação para Jovens e Adultos) subiram 6% no período, para 466 mil. Todas as outras faixas etárias nas diferentes etapas encolheram. Com isso, a fatia dos adolescentes nos anos finais do Ensino fundamental da EJA saltou de 22,3% para 30%.
Essa migração firme reflete a dificuldade das Escolas em manter os adolescentes na série certa. Embora seja o espelho de um retrato educacional falho, a ida dos adolescentes para a EJA melhora as estatísticas Escolares.
Acesso à integra
O Grupo Folha não autoriza a publicação na íntegra do conteúdo produzido pelo jornal Folha de S.Paulo
Educadores se opõem a envio precoce para supletivo
João Pedro Gonçalves Pires, 16, passou a frequentar uma turma de pós-Alfabetização da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na semana passada em São Paulo.
Tinha abandonado a Escola em setembro de 2013. Embora estivesse no nono ano do Ensino fundamental, não sabe ler e escrever direito.
"Eu só sei fazer letra de fôrma. Tinha vergonha dos outros colegas", diz João Pedro.
Casos como o dele ajudam a explicar por que o número de adolescentes enviados do Ensino regular para a EJA resiste em cair.
O Grupo Folha não autoriza a publicação na íntegra do conteúdo produzido pelo jornal Folha de S.Paulo
Adultos têm abandonado supletivo no início
Os adolescentes de 15 a 17 anos nos anos finais do Ensino fundamental se tornaram o maior grupo de Alunos entre todas as séries na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
No ano passado, eles somavam 466 mil estudantes. Em segundo lugar, vinham os jovens de 20 a 24 anos cursando o Ensino médio (442 mil Alunos).
O Grupo Folha não autoriza a publicação na íntegra do conteúdo produzido pelo jornal Folha de S.Paulo