Avanços pedagógicos e comportamentais

Avanços pedagógicos e comportamentais

Pesquisa revela avanços pedagógicos e comportamentais na utilização de tecnologia na educação

Uma pesquisa feita com mais de 40 mil alunos e 2 mil professores nas escolas técnicas públicas do estado de São Paulo (Etecs) traz informações consistentes sobre como o uso da tecnologia da educação pode ocasionar desdobramentos positivos no dia a dia de educadores e alunos. A aplicação do questionário foi feita no segundo semestre de 2013 e o estudo divulgado recentemente, em uma parceria da Clickideia Tecnologia em Educação e o Centro Paula Souza, autarquia do governo paulista responsável pelas Etecs.

Referência na qualidade de ensino da educação brasileira, as escolas técnicas de São Paulo estão entre os destaques do último ranking do Enem: das 50 escolas públicas brasileiras mais bem colocadas, 12 são Etecs de SP. No estado, dentre as 50 públicas com os melhores desempenhos, 44 são Etecs. E uma de suas iniciativas dos últimos anos foi o investimento em tecnologia educacional, como apoio ao aprendizado dos alunos e para o oferecimento de subsídios pedagógicos aos professores. 

Desde 2010, educadores e estudantes passaram a ter o acesso a um portal exclusivamente desenhado para as Etecs pela Clickideia. No ambiente, há uma série de recursos, desde o acesso a exercícios até a produção de jornais online e editor de histórias em quadrinhos. Jogos educativos também fazem parte do ambiente, que ainda orienta e ajuda na organização dos estudos. A parceria também abrange atividades de capacitação dos educadores, com uma metodologia própria que permite aos professores a exploração efetiva de todos os recursos disponibilizados pelo portal e pela tecnologia da informação.

Após 4 anos de interação por meio da pesquisa, os resultados mostram um maior envolvimento dos docentes e ainda uma participação significativa dos alunos. Pelo lado dos professores, um dos principais apontamentos é que identificam maior envolvimento dos alunos. Já boa parte dos estudantes que afirmam utilizar a tecnologia fora da sala de aula percebem a melhora de seu desempenho escolar e identificam a melhora da comunicação com seus professores.

Veja alguns dos principais dados revelados:

Professores
- 57% indicam mudanças positivas dos alunos
- 65% dizem que melhora o desempenho escolar dos alunos
- 66% destacam que a tecnologia permite uma nova relação de aprendizagem com os alunos
- 63% dizem que a tecnologia permite maior interdisciplinaridade
- 83% consideram que seus alunos atribuem mesmo valor ao aprendizado em sala de aula

Alunos
- 71% dizem que a tecnologia melhora a comunicação com seus professores
- 81% percebem maior apoio nas pesquisas e estudos
- 66% usam a ferramenta de aprendizagem fora da sala de aula
- 73% percebem sempre ou frequentemente melhora no seu desempenho escolar
- 81% apontam que a tecnologia auxilia na recuperação e revisão de conteúdos

Segundo Manoel Dantas, diretor geral da Clickideia Tecnologia em Educação, os indicativos revelam uma aproximação do uso da tecnologia com os interesses pedagógicos. “Percebemos que as boas práticas com as ferramentas trazem benefícios significativos de desempenho dos estudantes, inclusive comportamentais, como a melhora da comunicação com os professores”, destaca. “Se bem trabalhadas e com propósitos pedagógicos bem definidos, as tecnologias podem efetivamente ser um grande apoio para instituições públicas e privadas”, completa.

http://www.profissaomestre.com.br/index.php/noticias-pr/763-pesquisa-revela-avancos-pedagogicos-e-comportamentais-na-utilizacao-de-tecnologia-na-educacao




ONLINE
67