Avaliações externas para medir o aprendizado
Ministro da Educação defende avaliações externas para medir o aprendizado
Paim acredita que exames são importantes para a elaboração de políticas públicas
Fonte: R7 29 de abril de 2014
Durante a abertura do seminário “Pisa e Piaac: Melhores Competências, Melhores Empregos” iniciado nesta segunda-feira (28), em Brasília, o ministro da Educação, Henrique Paim, defendeu as avaliações externas.
Paim destacou a importância das avaliações educacionais na elaboração de políticas públicas. — A gestão não obtém resultados se não tivermos uma medição que nos permita desenvolver políticas públicas efetivas, eficazes e eficientes.
O ministro também afirmou que os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) são importantes para o sistema de avaliação brasileiro.
— Sem dúvida, é um sistema bastante respeitado, e isso se deve à parceria que temos com a OCDE [Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico].
A abertura do evento também contou com a participação do presidente do Inep (), Chico Soares. Ele destacou o papel do Pisa como instrumento capaz de verificar se o direito à aprendizagem é concretizado.
— Depois de uma trajetória regular, gostaríamos que as crianças saíssem da escola aprendendo. Então, vamos conferir, a partir de testes de aprendizagem, se esse direito de aprender foi verificado.
Seminário
O seminário “Pisa e Piaac: Melhores Competências, Melhores Empregos” termina nesta terça-feira. Participam representantes dos ministérios da Educação de dez países da América Latina e também da Espanha.
Os debates são as sobre formas de avaliar as competências de jovens e adultos desenvolvidas ao longo do processo formativo e a relação disso com o mercado de trabalho
Piaac e Pisa
Organizado pela OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económico), o Piaac (Programa para a Avaliação Internacional das Competências dos Adultos , sigla em inglês) ajuda governos na avaliação, monitoramento e análise das competências de adultos.
O programa permite aos gestores identificar o desenvolvimento de aspectos fundamentais do capital humano nos respectivos países e tomar decisões em termos de políticas públicas.
Mais conhecido no Brasil, o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos, sigla em inglês), também organizado pela OCDE é uma avaliação externa aplicada no nosso país em parceria com o Inep.
As avaliações do Pisa acontecem a cada três anos, são direcionadas a estudantes de 15 anos de 65 países. São avaliadas três áreas do conhecimento: leitura, matemática e ciências.
Todos pela educação