Enade: Cadastro no banco de itens

Enade: Cadastro no banco de itens

Enade: Cadastro no banco de itens pode ser realizado até 9/5

Aberto a docentes em exercício nos cursos que serão avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Docentes em exercício nos cursos que serão avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2014 podem se inscrever como elaboradores e revisores do Banco Nacional de Itens (BNI). A inscrição deverá ser efetuada, exclusivamente no portal do Inep, até 9 de maio. Acesse o sistema de inscrição.

O elaborador de itens tem como atribuição criar questões inéditas do exame, seguindo os critérios estabelecidos pelo Inep, para a construção dos itens. O revisor avalia e atesta a qualidade técnico-pedagógica do item, podendo aprovar ou não as questões analisadas. O Edital nº 10/2014 foi publicado no no Diário Oficial da União da última quinta-feira (17).

Candidatos selecionados para o Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) irão passar por uma capacitação promovida pelo Inep, na modalidade a distância, para divulgação das normas, procedimentos e critérios técnicos requeridos para a elaboração e revisão de itens para o BNI.

Banco de Itens

O banco de itens do Enade, criado em 2010, tem por objetivo reunir questões de qualidade técnica que permitam ao Inep avaliar por meio do exame o conhecimento dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências previstas nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação.

De acordo com a diretora de avaliação da educação superior do Inep, Claudia Griboski, o Inep busca qualificar o exame com a construção de questões feitas por profissionais experientes. "O BNI é uma atividade importante hoje para o Inep", explica, "porque dá segurança ao processo de construção das provas, confiabilidade e garante maior participação da comunidade acadêmica na construção dos itens."

Destaque nacional

No início de abril, o BNI foi premiado no 18º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, organizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O banco permitiu a ampliação da participação da comunidade acadêmica nas diversas etapas de construção dos instrumentos, além de otimizar o investimento na elaboração de itens. Ao longo do ciclo de avaliação de 2009 e 2012, por exemplo, passou-se, respectivamente, de 730 para 1.271 questões produzidas, enquanto foram investidos R$ 2,2 milhões, em 2009, e R$ 571 mil, em 2010.

Enade: Exigência obrigatória

Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU) foi confirmada, na justiça, validade da exigência do Enade para liberação da colação de grau e de diploma de nível superior. Com base na tese, os procuradores federais conseguiram afastar pedido da União Social Camiliana que exigia autorização para que alunos tivessem acesso aos certificados de conclusão sem cumprir com a exigência.

Procuradores informaram que o Enade é componente curricular obrigatório do curso de graduação, inclusive, inscrito no histórico escolar do estudante conforme determina a Lei nº 10.861/2004. As unidades da AGU explicaram que o Ministério da Educação (MEC) divulgou as regras que deveriam ser seguidas pelos estudantes que perderam a prova para obter um comprovante de dispensa justificada.

 

Fonte:
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Advocacia-Geral da União

http://www.brasil.gov.br/educacao/2014/04/enade-cadastro-no-banco-de-itens-podem-ser-realizado-ate-9-5




ONLINE
62