Atendendo em tempo integral
Duas escolas da região passam a atender em tempo integral
Duas escolas da região Alto Urguai estão entre as 23 novas instituições da rede estadual que passarão a atender em turno integral. Ainda no primeiro semestre, iniciam o novo período de atividade as Escolas Engº Luiz Englert de Sertão e Irany Jaime Farina de Erechim. Com a inclusão dessas escolas, a rede passa a contar com 53 instituições em tempo integral, atendendo a mais de 12 mil estudantes de turmas do Ensino Fundamental e pré-escola.
O anúncio foi feito pelo governador Tarso Genro juntamente com o secretário estadual da Educação, José Clovis de Azevedo, na manhã desta sexta-feira (21). De acordo com o Censo Escolar da Educação Básica de 2013, essas 23 escolas tiveram mais de 5 mil matrículas de alunos no Ensino Fundamental, faixa que será beneficiada com o tempo integral.
O governador enfatizou que a iniciativa de expansão do Programa Escolas de Tempo Integral faz parte de um conjunto de ações responsáveis pelo aumento da qualidade da educação pública da rede estadual. “Este é um momento de celebração. Os avanços obtidos na educação são extraordinários. Criamos as condições, fizemos investimentos, mas reconheço nos alunos, professores e servidores os sujeitos da recuperação e dos resultados alcançado, declarou Tarso.
A proposta pedagógica em construção prevê para as escolas que aderirem ao tempo integral em 2014 uma matriz curricular que incorpora a reestruturação curricular que vem sendo feita na Educação Básica da rede estadual pela Seduc, com a perspectiva da educação integral, como é o caso do trabalho por áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas).
Com carga horária de oito horas diárias, os regimentos escolares terão indicativo de carga horária anual de 1.600 horas para o Ensino Fundamental, sendo que a base curricular prevê formação geral (áreas do conhecimento) e atividades curriculares integradoras obrigatórias e optativas. As obrigatórias incluem iniciação aos estudos da pesquisa, leitura e produção textual, experiências matemáticas, educação em direitos humanos, atividades artísticas e culturais, atividades esportivas e motoras e estudos monitorados. As optativas são agroecologia, memória histórica da comunidade, educação para a paz, cultura digital/informática educacional e línguas.
A iniciativa integra as ações Seduc visando à aplicação da Lei 14.461, de 16 de janeiro passado, que regulamenta o inciso VI do art. 199 da Constituição Estadual – que determina como dever do Estado prover os meios para que progressivamente seja oferecido horário integral a alunos do Ensino Fundamental. De acordo com a nova legislação, o Governo do Estado tem dez anos de prazo para implementar o tempo integral em 50% das escolas estaduais com Ensino Fundamental. O Censo Escolar da Educação Básica de 2013 indica que a rede estadual gaúcha conta com 2.364 escolas de Ensino Fundamental.
Novas Escolas Estaduais em Turno Integral – Norte
EEEF Engº Luiz Englert de Sertão
EEEM Irany Jaime Farina de Erechim
http://www.jornalboavista.com.br/site/noticia/27193/duas-escolas-da-regiao-passam-a-atender-em-tempo-integral