Envelhecimento mental

Envelhecimento mental

Cérebro humano atinge máximo desempenho até os 24 anos

Cérebro humano atinge máximo desempenho até os 24 anos Misha Chisens/Stock.Xchng/Divulgação


Embora mais lentos, participantes mais velhos desenvolveram outras estratégias para compensar a perda da velocidade motora e cognitiva Foto: Misha Chisens / Stock.Xchng/Divulgação

Se você estiver com mais de 24 anos, já atingiu seu pico em termos de desempenho motor e cognitivo, de acordo com um novo estudo da Universidade Simon Fraser, no Canadá. A equipe investigou quando começamos a experimentar um declínio relacionado à idade em nossas habilidades motoras e cognitivas e como podemos compensar isso.

Os pesquisadores analisaram os registros de desempenho de 3.305 jogadores de Star Craft 2 com idades entre 16 a 44 anos. Este é um jogo de computador competitivo de guerra e intergaláctico. Seus dados representam milhares de horas de movimentos estratégicos baseados em ações cognitivas em tempo real e realizados a partir de diferentes habilidades.

Os cientistas avaliaram, dentro do significado das informações, como os participantes reagiram aos seus adversários e, mais importante, o tempo que levaram para reagir.

— Os voluntários com 24 anos ou mais mostraram desaceleração em uma medida de velocidade cognitiva que é conhecida pela sua importância para o desempenho. Esta diminuição da cognição está presente mesmo em níveis mais altos de habilidade — explica o autor Joe Thompson.

No entanto, os jogadores mais velhos, embora mais lentos, parecem compensar empregando estratégias mais simples e usando a interface do jogo de forma mais eficiente do que os mais jovens. Isso os permitiria manter a sua habilidade, apesar das perdas de velocidade motora e cognitiva. Os mais velhos usavam, por exemplo, atalhos e teclas de comando sofisticados mais facilmente para compensar a velocidade de declínio na execução de decisões em tempo real.

— As evidências sugerem que as nossas capacidades cognitivo-motoras não são estáveis em toda a nossa vida adulta, mas estão em movimento constante, e que o nosso desempenho no dia-a-dia é o resultado da interação constante entre a mudança e a adaptação — esclarece Thompson.

O autor diz ainda que o estudo não nos informa sobre como o nosso mundo cada vez mais informatizado pode vir a afetar os nossos comportamentos adaptativos para compensar a queda nas habilidades motoras e cognitivas.

BEM-ESTAR

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2014/04/cerebro-humano-atinge-maximo-desempenho-ate-os-24-anos-4477394.html

Faça o teste:
Qual a idade do teu cérebro? (clique no link abaixo)

Este jogo(teste) japonês vai mostrar se o teu cérebro é mais jovem ou mais velho do que o resto do teu corpo.
Como jogar:
1. Quando abrir a página, tecla "start"
2. Aguarda pelo 3, 2, 1.
3. Memoriza a posição dos números e clica nos círculos, sempre do menor para o maior número, começando pelo ZERO, se ele estiver presente.
4. No final do jogo, o computador vai dizer a idade do teu cérebro.
Boa Sorte!

 




ONLINE
16