Cálculo de processos
Contadoria do Foro Central de Porto Alegre disponibiliza
ferramenta para cálculo através da Internet
Uma nova ferramenta para agilizar o trâmite dos processos na Justiça Estadual. A Contadoria do Foro Central de Porto Alegre acaba de lançar um sistema que vai permitir às partes realizar os cálculos simples dos seus processos.
Na prática, o cidadão poderá apresentar de forma gratuita os cálculos dos seus processos, sem necessidade de recorrer a ferramentas pagas, peritos ou contadores.
Até o final do ano passado, o Judiciário gaúcho não disponibilizava nenhuma ferramenta de cálculo para as partes. Quem optasse por apresentar qualquer tipo de cálculo nos processos deveria recorrer a opções externas.
Para os processos com o benefício da Assistência Judiciária Gratuita, existia a possibilidade de apresentar os cálculos (com custo para as partes) ou remeter os autos à contadoria. Nesta segunda hipótese, os processos permanecem com o contador pelo tempo necessário para sua confecção. Dependendo do tipo de processo, a espera pelo cálculo pode durar até oito meses.
Exemplos de tipo de cálculo que podem ser feitos com a nova ferramenta:
- Atualizações de cálculos já juntados nos processos
- Cálculos de penas de multas, de honorários, de condenações simples (dano material, dano moral etc.)
Segundo a coordenadora da Contadoria do Foro Central de Porto Alegre, Magdala De Leon, a ferramenta é gratuita e possibilita que a parte apresente o cálculo, evitando a remessa dos autos para a contadoria. O resultado é maior celeridade na tramitação do processo e uma prestação de serviço mais eficaz.
A ferramenta pode ser acessada através de um link na coluna esquerda da capa do site, na área rotativa de imagens no site do TJRS (www.tjrs.jus.br).
Para acessar o serviço, acesse o link a seguir: Ferramenta de Cálculo.
http://www.tjrs.jus.br/site/imprensa/noticias/?idNoticia=237775