Problemas do analfabetismo
Comissão discute hoje o problema do analfabetismo
A pedido de Cristovam Buarque, a CDH convidou especialistas e um representante da Secretaria de Direitos Humanos para tratar do problema, que o parlamentar considera uma imoralidade
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) vai se reunir hoje para audiência pública sobre o analfabetismo. O pedido partiu de Cristovam Buarque (PDT-DF), que considera o problema uma imoralidade.
Para o senador, o adulto analfabeto é vítima de um sistema que precisa ser alterado. “O jovem que termina o ensino fundamental pode seguir até a universidade, o analfabeto esbarra na primeira parte e fica excluído. Incapaz de saber o destino do ônibus que toma, o remédio que ingere, a comida que escolhe. O desempregado alfabetizado pode ler os anúncios em jornal e buscar um emprego, os analfabetos nem isso conseguem”, disse o parlamentar.
Foram convidados José Geraldo de Sousa Junior, membro do Núcleo de Estudos para a Paz e os Direitos Humanos da Universidade de Brasília; Aida Maria Monteiro Silva, pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco; e um representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
A audiência pública será realizada na sala 2 da Ala Senador Nilo Coelho, a partir das 9h.
Acompanhe e participe às 9h
Alô Senado: www.senado.leg.br/alosenado
Tempo real: http://bit.ly/CDHanalfabetismoAS
Facebook: alosenado
Twitter: @AloSenado
Alô Senado: 0800 612211
Jornal do Senado
(Reprodução autorizada mediante citação do Jornal do Senado)