Debate sobre ciclos nas escolas estaduais

Debate sobre ciclos nas escolas estaduais

Ciro Simoni solicita: Comissão de Educação debaterá escolas de ciclo

José Antonio Conti- MTE 5817 | PDT - 17:39-03/04/2014

O deputado estadual Ciro Simoni (PDT) foi um dos signatários do documento encaminhado à Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia para realização de audiência pública, ainda em abril, para discutir as escolas de ciclo. Os deputados Mano Changes e Ernani Polo (PP) assinaram o documento. O objetivo é debater a situação dos ciclos de formação por idade na rede escolar estadual.

Segundo Ciro Simoni, vem ocorrendo distorções e há necessidade de reestruturação do currículo das instituições de ensino no campo. Algumas medidas são necessárias, pois o aprendizado vem sendo prejudicado principalmente nas comunidades do interior com grande densidade, onde existem escolas com elevado número de alunos e com superlotação das salas de aula.

Ciro Simoni defende as escolas de ciclo como instrumento para a permanência dos jovens no campo. Os ciclos de formação são caracterizados da seguinte forma: 1º Ciclo de Formação: Crianças de 6, 7 e 8 anos de idade. 2º Ciclo de formação: 9, 10 e 11 anos de idade e 3º Ciclo de formação: 12,13 e 14 anos de idade. Em muitos casos, a ciclagem produz turmas multisseriadas, comprometendo a aprendizagem. Para a audiência pública serão convidadas as secretarias da educação, da agricultura, pecuária e agronegócio, do desenvolvimento rural, pesca e cooperativismo; escolas estaduais e municipais, lideranças, professores e alunos, associações de pais e mestres, Fetag, Fetraf, Farsul, Famurs, Uvergs, AGM e fórum dos Coredes.

http://www2.al.rs.gov.br/noticias/ExibeNoticia/tabid/5374/IdMateria/292080/language/pt-BR/Default.aspx




ONLINE
69