RS tem professor suficiente
"O Rio Grande do Sul tem professor suficiente para todas as redes", diz secretário estadual da Educação
Conforme Jose Clovis de Azevedo, é fundamental que cada colégio comprove suas necessidades
O secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, voltou a dizer que não há falta de professores na rede pública do Estado. A afirmação foi feita durante entrevista coletiva à imprensa na tarde desta terça-feira. Na semana passada, ele já havia dito que a carência de docentes "é um mito".
— Temos, no Rio Grande do Sul, a diminuição de 400 mil alunos de 2005 a 2013. O Rio Grande do Sul tem professor suficiente para a rede estadual, para as redes municipais, para todas as redes — salientou Azevedo.
Conforme o titular da Seduc, para o governo suprir as carências das escolas, é fundamental que cada instituição comprove suas necessidades:
— Elas (escolas) têm de preencher o sistema com dados necessários de números de professores, carga horária do professor, o número de alunos e o número de turmas.
Uma ordem de serviço será emitida pela secretaria até sexta-feira, determinando que as escolas terão 24 horas para comprovar a falta de professor. As coordenadorias regionais terão mais 24 horas para encaminhar os dados à Seduc, responsável pela contratação do substituto.
— Se faltar um professor, será por poucos dias, e a escola terá de fazer a gestão de modo que esses alunos permaneçam na escola em atividades — complementou o secretário.
O jornal Diário Gaúcho publicou, na edição impressa desta terça-feira, um levantamento feito em 20 escolas da rede estadual na Capital, que apontou falta de 13 docentes em nove colégios.
ZERO HORA