Alunos decidem
Escola em comunidade de SP derruba barreiras e integra alunos
Escola Presidente Campos Salles também aposta em esquema democrático, no qual os alunos decidem quem serão seus representantes
Fonte: Fantástico
O episódio deste domingo (23) da série Educação.doc traz a história da escola pública Presidente Campos Salles, localizada em uma das maiores favelas de São Paulo, em Heliópolis.
Em uma das ações para virar o jogo na luta contra a violência, a escola decidiu derrubar os muros, que eram muito altos e com arames farpados. Segundo a filósofa Viviane Mosé, a escola não tem que ter muro, tem que ter arte, tem que estar integrada. E, hoje sem os muros, está mais propícia a influenciar os jovens que não estão na escola a se interessarem por ela.
Outro diferencial da escola Campos Salles é o esquema de democracia. Os alunos votam em representantes que decidem sobre os rumos da escola. Há também uma comissão mediadora formada por cerca de dez alunos, que têm o poder de convocar a paz. Se houver problema com professores ou alunos, eles têm a tarefa de resolvê-los.
O diretor Braz Nogueira diz que a escola Presidente Campos Salles cria espaço para as pessoas dialogares. Segundo ele, além de quererem que o aluno aprenda a ler e escrever, querem que o aluno transforme a sua realidade.
Confira matéria na íntegra aqui.
Todos pela Educação