Educação de qualidade

Educação de qualidade

Juntos por uma Educação de qualidade

Movimento pela Educação faz um chamado especial aos representantes do investimento social privado para se engajarem no processo de aprovação e implementação do Plano Nacional de Educação

Fonte: Portal GIFE

Em uma das primeiras atividades abertas realizadas na 8ª edição do Congresso GIFE, a representante do movimento Todos pela Educação apresentou os avanços e retrocessos do processo de aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que acaba de sair do Senado para apreciação e aprovação na Câmara dos Deputados.

Com uma breve apresentação de Mônica Pinto, da Fundação Roberto Marinho, Priscila Cruz, da Todos pela Educação, contextualizou o PNE e sua importância, expondo que, apesar do envolvimento e participação da sociedade na construção do Plano anterior, que tramitou há 15 anos, apenas 20% das metas foram cumpridas. Segundo ela, o grande erro das ONGs e dos movimentos em prol da educação foi recuar após a aprovação e não buscar garantir a implementação do que havia sido firmado. “É melhor nem ter plano do que ter um que não é implementado. Cabe a nós fazer com que ele seja cumprido”, afirmou Priscila.

Para que não aconteça o mesmo no novo Plano, 20 instituições se uniram para criar o Observatório do PNE (www.observatoriodopne.org.br), plataforma que reúne as metas, estratégias e análises dessas organizações. Podem ser encontradas também notícias, programas de governos, organizações de referência, estudos nacionais e internacionais relacionados a cada uma que podem apoiar e auxiliar a sociedade civil no acompanhamento da aprovação do Plano. O site ainda possibilita a comparação de metas e indicadores através de gráficos e a participação interativa através de comentários e opiniões sobre as análises feitas pelos parceiros.

O PNE conta hoje com aproximadamente 20 metas, para as quais o Observatório aponta 105 indicadores. A Todos pela Educação acredita que ele esteja muito próximo do excelente, pecando apenas na falta de inovação. Algumas metas são mais desafiadoras, mas todas são possíveis. A questão da qualificação e salário dos professores, por exemplo, é tão grave, que existem muitos professores não licenciados dando aula de química, física e biologia no Ensino Médio.

Apesar de o texto aprovado no Senado ter apresentado alguns retrocessos nas melhorias conquistadas durante sua tramitação, a única etapa restante é sua aprovação na Câmara. Ao final do evento Priscila convidou a todos para ajudar a garantir que o Observatório seja o “plano de voo” deste enorme avião que é a educação no Brasil. “Ao alinharmos o investimento social aos interesses do governo e esforços das organizações e movimentos da sociedade civil, conseguiremos garantir não só a aprovação, mas a implementação do Plano Nacional de Educação”, convida.

Todos pela Educação




ONLINE
63