Calote até no minguado piso
Prefeito tucano dá calote até no minguado piso dos professores
Da Redação
Os professores da Rede Municipal de Teresina levaram mais um calote dos tucanos Firmino Filho e Kléber Montezuma, prefeito de Teresina e Secretário de Educação da capital do Piauí, respectivamente. Desde primeiro de janeiro de 2014, o Piso Nacional do Magistério era para ter sido reajustado em no mínimo 19% na educação básica pública de todo o país. Embora a presidente Dilma tenha despencado ilegal e imoralmente esse índice para apenas 8,22%, ainda assim a dupla do PSDB não paga esse rebaixado percentual. Já engoliram janeiro e fevereiro. Porque está no carnaval, querem brincar com a cara dos educadores.
Reações
Os docentes estão revoltados e exigem que a PMT cumpra imediatamente o que manda a Lei. "Não podemos aceitar mais esse calote", destaca a professora Albetisa Moreira. A professora Ana Brito (foto) esteve no gabinete do vereador Dudu (PT) e foi informada que o mesmo requereu de Firmino e Montezuma a apresentação do impacto financeiro desse reajuste. Ana declara ainda que Montezuma alega ter R$ 4 milhões para criar política de ranking (disputas entre escolas), e que esse dinheiro deve ser usado é para garantir os 19% de reajuste do Piso Nacional da categoria, como manda a Lei 11.738/2008.
Vários professores denunciam também o silêncio da recém "eleita" direção do Sindserm-The em relação ao caso. "Eles estão é compactuados com o prefeito", é o que muitos dizem.
A PMT deve, imediatamente, pagar o reajuste legal do Piso, com os devidos retroativos corrigidos. E parar de ter ingerência na atual direção do Sindserm-The. Calote o servidor não pode aceitar.