Posse a 3 dias do início do ano letivo
Secretaria ainda abriu edital para contratações emergenciais
Faltando três dias para o início do ano letivo na rede pública, 540 professores aprovados no último concurso do magistério, tomam posse nesta sexta-feira (21). Os educadores tem agora cinco dias úteis para entrar em exercício. O número de profissionais foi definido com base nas solicitações das coordenadorias regionais de educação. Mesmo com a nomeação dos concursados, a Secretaria ainda abriu um edital para contratações temporárias.
“Para nomear um professor precisamos de, no mínimo 30 dias, então para suprir a demanda em casos de licença gestante, de saúde, exoneração de um dia para é necessário um contrato temporário”, explica a diretora de Recursos Humanos da secretaria, Virginia Nascimento.
Virgínia admite, ainda, que em algumas disciplinas, como na área técnica, poucos professores passaram no concurso, o que também fará que os contratos de emergência sejam mantidos.
A expectativa da secretaria é que até o final de março outros 600 professores sejam nomeados. O processo seletivo do magistério foi homologado há mais de três meses. No entanto, até agora, somente 87 dos 13 mil aprovados já haviam tomado posse. O Cpers/Sindicato pretende ajuizar uma ação coletiva para garantir a nomeação dos aprovados e impedir qualquer nova contratação emergencial.