Número de alunos em sala de aula

Número de alunos em sala de aula

Número de alunos em sala de aula não é determinante para aprendizado

A média mundial, de acordo com o Pisa, é de 21 estudantes por turma nos primeiros anos do Ensino Fundamental

Lucio Sassi / Agencia RBSCom quantos alunos se faz uma boa sala de aula? A média mundial, de acordo com dados do Pisa, é de 21 estudantes por turma no primeiro ciclo do Ensino Fundamental. O Brasil está acima desse valor, mas o fato é que na última década essa tendência vem se revertendo, e entre 2000 e 2007 as turmas diminuíram de tamanho.

O dado, visto como medida positiva, não é necessariamente bom: a Coreia do Sul, país modelo em educação, tem a segunda maior média de alunos por turma, enquanto o Brasil ocupa a sexta posição. O estudo de 2009 também aponta que agrupar alunos com dificuldades em grupos pequenos é pior do que trabalhar em pequenas turmas heterogêneas.

— Ninguém pode garantir que uma sala de aula com poucos alunos seja melhor ou pior para o aprendizado dos alunos. Uma turma com 40 alunos e um bom professor é muito melhor que uma classe com menos estudantes e um professor mal qualificado. Lógico que existem limites. Turmas iniciais normalmente funcionam melhor com menos pessoas, enquanto as turmas de Ensino Médio podem apresentar bons resultados até mesmo com 45-50 alunos — opina Ruben Klein, consultor da Fundação Cesgranrio e especialista em desempenho escolar.

Recentemente o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei 504/2011. A medida prevê o número máximo de 25 alunos por turma durante a pré-escola e 25 nos ensinos Fundamental e Médio.

http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/precisamosderespostas/19,1430,3995420,Numero-de-alunos-em-sala-de-aula-nao-e-determinante-para-aprendizado.html




ONLINE
60