Descredenciamento das universidades
Gama Filho e UC: grupo tem 10 dias para entregar documentos a 10 mil alunos
Instituições têm dez dias para liberar documentação para transferência
Em meio ao turbilhão que pausou a vida acadêmica de cerca de 10 mil alunos da Universidade Gama Filho e da UniverCidade, os estudantes se veem em um dilema: esperar ou buscar auxílio do MEC (Ministério da Educação) com a chamada transferência assistida a outras instituições. De acordo com Alex Porto, diretor do Grupo Galileo Educacional, controlador das duas instituições, nenhum aluno será impedido de recolher os documentos necessários para ingressarem em outras universidades.
Contudo, alertou que, por conta da greve de funcionários, que não recebem desde outubro, o efetivo para atender à demanda é pequeno e as solicitações passaram a ser feitas por e-mail.
Um grupo de 15 pessoas ficou encarregado de receber os pedidos de documentação. A função deles é avaliar cada situação, reunir tudo que for necessário e entrar em contato com o aluno para entregar os documentos. A solicitação deve ser enviada ao endereço reitoria@ugf.br.
— Pedimos desculpas aos alunos e não queremos que eles saiam. Estamos lutando para tudo se resolver, mas os que quiserem os documentos para transferência terão.
O MEC publicou a decisão de descredenciamento das universidades no Diário Oficial nesta terça-feira (14). Desta maneira, as instituições têm prazo de dez dias para liberar qualquer documentação exigida pelos alunos.
Com tudo reunido, os alunos terão de aguardar a publicação do edital sobre a transferência assistida, o que deve ocorrer nos próximos dias.