O que é o SISU?

O que é o SISU?

O coordenador acadêmico da UFFS-Erechim simplifica

O coordenador acadêmico da UFFS explica o que é o SISU

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o ingresso nos cursos de graduação a partir de 2014. O coordenador acadêmico da UFFS – Campus Erechim, Luiz Fernando Santos Correia da Silva, explica como funciona esse novo mecanismo de ingresso:

O que é o Sistema de Seleção Unificada (SiSU)?

O SiSU é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A UFFS disponibilizou por meio do SiSU 1.590 vagas para cinco campi da instituição, distribuídas em 36 cursos de graduação. Nesta primeira edição de 2014, estão sendo ofertadas apenas as vagas com entrada no início do ano, para as vagas com entrada no segundo semestre letivo será realizado outro processo seletivo.

Todas as vagas da UFFS – Campus Erechim serão preenchidas por meio do SiSU?

As vagas oferecidas em sete cursos de graduação da UFFS – Campus Erechim, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2014, serão preenchidas por meio do SiSU. Ficaram fora desse sistema de seleção apenas o curso de graduação Interdisciplinar em Educação do Campo – Ciências da Natureza, que terá edital próprio para seu processo de seleção, e o curso de Engenharia Ambiental, que tem ingresso no segundo semestre letivo.

Quantas vagas estão sendo ofertadas e em que cursos?

No Campus Erechim estão disponíveis 350 vagas em sete cursos de graduação, ou seja, 50 vagas por curso. Os cursos de Bacharelado são Agronomia e Arquitetura e Urbanismo, e de Licenciatura temos Filosofia, Geografia, História, Pedagogia e Ciências Sociais.

Quem pode concorrer às vagas?

Podem concorrer às vagas ofertadas pela UFFS aqueles que realizaram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2013 e que não obtiveram nota zero em nenhuma das quatro provas objetivas. Já na redação é preciso ter alcançado, ao menos, 300 pontos.

Como o interessado pode realizar a sua inscrição?

O período para inscrição no SiSU iniciou na última segunda-feira, dia 6, e vai até sexta-feira, dia 10, exclusivamente por meio do site do Sistema: http://www.sisu.mec.gov.br/. O interessado pode se inscrever em até dois cursos, um como primeira opção e outro como segunda. Até o término do período de inscrições é possível mudar as opções de curso, podendo optar por um dos cursos oferecidos na UFFS – Campus Erechim. Não há cobrança de taxa de inscrição.

O SISU determina alguma mudança na política de reservas de vagas da UFFS?

Não. O que determinou algumas alterações na política de reservas de vagas da UFFS foi o último Censo Escolar, que alterou a porcentagem de alunos matriculados em escolas públicas nos três estados do Sul. No Rio Grande do Sul esse índice é de 91%, sendo que como já ocorreu em processos seletivos anteriores, a UFFS reserva as vagas proporcionalmente a esse dado. Um ponto em que houve alteração foi na porcentagem reservada a alunos que cursaram parcialmente escola pública, que passou para 2%. No momento da inscrição o candidato deve ficar atento ao escolher a que vaga irá concorrer, se para aquelas oferecidas para Ampla Concorrência ou se para aquelas destinadas a grupos específicos. A política de reserva de vagas da UFFS leva em consideraçãoos anos cursados em escolas públicas, a renda familiar e a autodeclaração de pretos, pardos e indígenas.

http://auonline.com.br/web/noticia.php?noticia=4391:o-coordenador-acadêmico-da-uffs-erechim-simplifica

 




ONLINE
62