1% dos concursados são chamados
Menos de 1% dos aprovados no concurso do Magistério foi chamado pela rede estadual
Menos de 1% dos professores aprovados no concurso público mais recente para o Magistério gaúcho foi chamado até o momento. Apenas cerca de 100 profissionais, de um total mais de 13 mil aprovados, foram convocados até o momento.
A validade do concurso é de dois anos. A Secretaria da Educação informou que mais professores serão chamados ainda no começo do ano. A demanda acionada depende do redimensionamento que vai ser proporcionado pelo período de matrículas e também a partir da formação de turmas novas na rede estadual.
Como esse processo segue em andamento e só deve ser concluído após o fim de fevereiro, a Secretaria da Educação sustenta não ter como fazer uma projeção do número de professores que deve ser chamado para o ensino público. Ainda assim, a tendência levantada pelos técnicos da Pasta é de que pelo menos seis mil iniciem as atividades até o fim do primeiro semestre. O restante deve ser convocado até o fim do ano.
Outra meta da gestão Tarso Genro é deixar mais um conurso preparado até dezembro, para que a seleção só ocorra em 2015. Hoje, são mais de 77 mil professores na rede estadual, 21 mil deles cumprindo contrato emergencial. Mesmo com o cadastro ativo de concursados, a Secretaria deve manter parte dessas contratações em 2014.
fonte Rádio Guaiba