Primeira parcial do SISU
Divulgada primeira parcial das notas de corte do SiSU 2014
Na madrugada desta terça-feira o Ministério da Educação liberou a primeira parcial das notas de corte dos cursos disponíveis no SiSU 2014. A nota de corte nada mais é do que a nota do último virtual classificado para determinado curso naquele momento.
Além das notas de corte, o MEC também divulgou a classificação parcial do candidato já inscrito, informando a posição do mesmo e o número de vagas disponíveis para aquela opção de curso.
Para visualizar tanto as notas de corte quanto a classificação parcial em suas opções de curso, o concorrente deve acessar a página do SiSU e preencher os campos com seus dados. Logo na primeira tela (imagem abaixo) que abrirá ele já poderá consultar sua situação.
É importante esclarecer que o sistema não mostra apenas as notas de corte das opções de curso escolhidas pelo candidato. É possível observar também as notas de corte para todas as opções de curso. Portanto é fundamental navegar pelo SiSU e pesquisar as notas de corte de todos os cursos e instituições de seu interesse. Caso sua pontuação esteja muito abaixo da nota de corte para sua opção de curso atual, recomendamos que busque o mesmo curso em uma outra instituição cuja nota de corte esteja abaixo de sua pontuação.
Vale lembrar que todas as noites (por volta das 0h), até o fechamento do prazo de inscrições do SiSU 2014, o sistema irá atualizar as notas de corte e a classificação dos candidatos. Desta forma, é importantíssimo que o concorrente acesse diariamente o sistema para acompanhar sua situação e a partir dela decidir alterar ou não suas escolhas.
Notas de corte do SiSU: Entenda como funciona!
A utilização da nota do Enem no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e principalmente as “notas de corte” geram muitas dúvidas naqueles que nunca fizeram uso do sistema desenvolvido pelo MEC. Mas se você é um desses candidatos, pode ficar tranquilo que, além de ser fácil, nós do infoEnem explicaremos tudo para você.
Primeiro vamos a explicação do que é o SiSU. Com a palavra, o próprio MEC: “O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).”
De maneira simplifica, podemos dizer que, duas vezes ao ano, começa o “leilão” do Sisu, onde o “lance” é o desempenho de cada candidato no último Enem. Ou seja, o primeiro SiSU de 2014 utilizará as notas do Enem 2013.
Parece difícil, mas é muito tranquilo. Você entra no site do SiSU, digita seus dados e o próprio sistema “puxa” suas notas do Enem. Assim, você pode disputar qualquer vaga disponível nas instituições participantes. Mais ainda! Cada candidato tem direito a duas opções de curso para se inscrever.
Assim que terminar o prazo de inscrição do Sisu, que geralmente dura 5 dias, você será avisado se “passou”, se está na lista de espera ou se não conseguiu.
Viu como não é tão difícil quanto parece?
Agora que você entendeu um pouco das regras do SiSU, podemos falar sobre as notas de corte: Elas nada mais são que o desempenho do último matriculado de cada curso, em cada instituição. Ressaltamos que o MEC não disponibiliza as notas de corte de edições anteriores do SiSU, apenas algumas universidades o fazem esporadicamente.
Você pode gostar também:
- Parciais das notas de corte do Sisu 2013
- Inscrições SiSU 2014 abertas
- Solicitação das notas de corte do Sisu 2012
http://www.infoenem.com.br/divulgada-primeira-parcial-das-notas-de-corte-do-sisu-2014/