Provas de português e redação da UFRGS

Provas de português e redação da UFRGS

Professores avaliam as características das provas de português e redação da UFRGS

Em nova série, caderno Vestibular traz dicas para o concurso de janeiro

Professores avaliam as características das provas de português e redação da UFRGS Arte ZH/Arte ZH
Foto: Arte ZH / Arte ZH

 

Dividida em duas partes, ela vale muito para todos os candidatos do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A prova de português e redação tem sempre peso 3, independentemente do curso a que o estudante concorre, e, por isso, abre a série Raio X da UFRGS.

Até o fim do ano, o caderno Vestibular vai trazer questões comentadas e apresentar as principais características dos testes. No site, professores vão avaliar as provas deste ano e projetar as de 2014.

Marcadas para o segundo dia do concurso da UFRGS, a prova de português e a redação resultam em uma nota única, cada parte pesando 50%. Em 2013, a média das questões objetivas foi de 15,0402 — a mais alta de todas, quase quatro pontos acima da segunda colocada (inglês). Segundo o professor de português do Grupo Unificado Ávila Oliveira, o alto desempenho foi uma surpresa, pois o índice vinha em queda havia alguns anos:

— Uma média alta é ruim, pois os alunos não conseguem muitos desvios, e isso reflete em escores mais baixos.

Responsável pela outra metade do escore bruto total da prova, a redação recebe um grau entre 0 e 25. A professora Luísa Canella, também do Unificado, destaca que a UFRGS não se prende a temas sociais, podendo recorrer a assuntos de comportamento:

— O tema de 2013, sobre o papel do humor na sociedade, foi perfeito, pois estava claro e objetivo. Em 2012, ano do Adamastor, estava mais difícil pois era muito amplo: a língua portuguesa. A redação da UFRGS privilegia o aluno leitor.

> Confira os comentários dos professores Ávila Oliveira e Luísa Canella

ZERO HORA

 




ONLINE
62