Não seja autor apenas da sua redação
Fim e início de ano são momentos nos quais as pessoas refletem sobre o que passou, o que fizeram, o que não fizeram, o que poderiam ter feito e o resultado disso são resoluções para o ano que se inicia, com promessas de mudanças, de transformações; um novo começo.
Para os candidatos de alguns dos principais vestibulares do país, os resultados das primeiras fases ou deram uma boa notícia, a aprovação para a segunda fase, ou uma má notícia, a reprovação já na primeira etapa, mas o ENEM ainda não liberou as notas da prova de 2013, o que ocorrerá ainda nesta semana, segundo previsões do Ministério da Educação (MEC) e este instante pode mudar a vida de muitas pessoas.
Para aqueles que obtiveram boas notas, é hora de comemorar, justamente, um ótimo resultado oriundo de trabalho e de estudo, mas também é hora de pensar em o que fazer com este resultado, que universidade prestar, por meio de qual processo seletivo – Sisu ou ProUni – e que rumo tomar na vida.
Mas para aqueles que obtiveram notas não tão boas ou que não conseguirem uma vaga na universidade e/ou curso desejado, é momento, sim, de reflexão sobre o que foi realizado e se isso foi suficiente, pois, no processo de estudo ao longo do ano, a maioria pensa que está dando o seu máximo, o seu melhor, mas no final percebe que algo mais poderia ter sido feito. Não que não houve estudo, trabalho árduo, mas devemos sempre colocar a mão na consciência e refletir, sinceramente e criticamente, a respeito de nossos atos.
Não devemos ser apenas autores de nossas redações, devemos ser autores de nossas vidas, escrever o nosso próprio roteiro e trabalhar duro para que ele seja concretizado. Caso tenha que estudar mais um ano, é melhor pensar que é mais uma oportunidade para reescrever suas atitudes e sua vida a fim de alcançar um objetivo e/ou um sonho.
Com a divulgação das notas, é certo que alguns ou até muitos reclamarão, principalmente em relação à redação, e críticas justas devem ser feitas, pois o ENEM não é perfeito, como nenhum outro vestibular é, mas uma mea culpa (minha culpa) deve ser feita; será que todo o esforço possível foi empregado?
Sabemos que o tempo urge, que, para muitas, haverá a sensação de perda de todo um ano, o de 2013, mas passada a frustração, a reflexão deve tomar conta, juntamente com uma injeção de ânimo e uma nova postura, uma mudança, um novo começo.
Que 2014 seja um ano de boas transformações e renovações; que todos alcancem seus objetivos por meio do estudo e trabalho dignos.
*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada em Letras/Português pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas/SP – Atua na área de Educação exercendo funções relativas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em grandes universidades públicas. Participou de avaliações e produções de diversos materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação.
http://www.infoenem.com.br/nao-seja-autor-apenas-da-sua-redacao/