Educação sem professor?
Educação sem professor?
Edith Jaques
É muito bom ler e ouvir pessoas sensatas e que demonstram conhecer a questão da Educação e optam pela verdade. É o que se pode ver da pessoa que escreveu o artigo: "Educação sem Professor?
Fala na Educação como responsável pelo sucesso e desenvolvimento das pessoas e das nações, e ainda, que não está sendo preparada a Educação com qualidade, e por isso, cobrada nesses termos. Mas de quem é a culpa? De quem deverá ser cobrada (pergunta-se)? Observem o que diz a autora: "Esse contagio disseminado pelo país pode se perder o foco principal, isto é, a quem cabem a responsabilidade e as ações para a solução desse problema" E segue: "Menos falatório inconsequente e mais ação real". Concordo que, sem ações reais e objetivas, nada resolve. Observem:
"O mascaramento com pseudos soluções construídas cria uma falsa ilusão para o alcance positivo da Educação, dando apenas muita mídia aos seus autores" (sublinhei). E mais: Nessa desconstrução, a figura do Professor vai sendo desrespeitada" Esquecem-se os cidadãos e autoridades governamentais que sem Professor não existe Educação e que a valorização do Professor já se inicia na preparação e na qualificação desse profissional. Diz que a imagem do Professor deve ser preservada, alimentada e valorizada por todos, inclusive pelo aluno.
Nisso contrasta as palavras do Ministro da Educação (também encontrei no CP):
"Professor finge que ganha bem e que ensina e o aluno finge que aprende". De quem é a culpa? Num país que ao invés de aumentar o FUNDEB de ano para ano, o que acontece é o contrário - diminui relativamente, dando a entender a falta de investimento em Educação e consequentemente a não prioridade do Setor Educacional.
Respondo ao questionamento da autora, ainda que todos se calem:
Sem Professor não existe Educação!...
Ele já existia na Antiguidade, quer fosse na figura do perceptor, do filosofo (lá na Grécia) e até na presença do mestre dos mestres... todos ensinavam...
E ainda que, queiram destruir a figura do Professor, ele permanecerá... porque (variando os termos),
Não existe Educação sem Professor!...
Cachoeira do Sul, 12 de abril de 2013.
Edith Jaques (Professora)