-
O que está em jogo é o valor do professor Angela Ravazzolo
Aumentar o salário dos professores não é garantia de qualidade na educação. A afirmação, que poderia soar como uma provocação, costuma ser repetida por especialistas e é reforçada em pesquisas confiáveis.
Ao mesmo tempo, o protagonismo do professor no processo de aprendizado e na troca de conhecimentos em sala de aula é incontestável. Um ótimo professor, até mesmo isoladamente, pode lançar um impulso determinante e mudar a vida de uma escola e de um aluno. E é a partir desse papel central que é preciso abordar o debate em torno do piso salarial.
Certamente que os orçamentos de Estados e municípios são relevantes nas negociações e nos trâmites legais, mas considerar o que o Brasil espera do papel do professor, e da própria qualidade da educação brasileira, deve ser o foco.
Mesmo que engordar o contracheque não resolva todos os problemas, é uma etapa fundamental para construir uma carreira que atraia os bons alunos do Ensino Médio para o magistério, que possibilite qualificação e também permita à sociedade cobrar de quem ensina um trabalho de qualidade.
|