Impasses em escolas ocupadas

Impasses em escolas ocupadas

Secretário aposta no diálogo, mas cogita ir à Justiça para resolver impasses em escolas ocupadas

À Rádio Gaúcha, Luís Alcoba de Freitas reafirmou o compromisso do governo para retomar as atividades na rede pública de ensino 

Por: Zero Hora
08/06/2016

Secretário aposta no diálogo, mas cogita ir à Justiça para resolver impasses em escolas ocupadas Félix Zucco/Agencia RBS

Freitas entregou documento com propostas para os estudantes na terça-feira   Foto: Félix Zucco / Agencia RBS

O secretário estadual da Educação, Luís Alcoba de Freitas, afirmou nesta quarta-feira que o governo aposta no diálogo para resolver impasses em escolas ocupadas. Entretanto, se as negociações não forem suficientes para que as aulas sejam retomadas, cogita buscar uma solução na Justiça.

Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, Freitas lembrou que, na terça-feira, entregou a estudantes de escolas ocupadas de Porto Alegre uma carta-compromisso do governo. O documento apresenta as primeiras providências que o Estado se dispõe a tomar para que as instituições sejam liberadas. 

— Entregamos uma carta-compromisso para que possamos fazer propostas, evidentemente dentro das condições que podemos cumprir — comentou.

Leia mais
O relato de 24 horas em uma escola ocupada
O que levou as ocupações de escolas a se espalharem pelo interior do RS
Governo entrega proposta para tentar encerrar as ocupações

De acordo com Freitas, o último levantamento da Secretaria da Educação apontava para 98 escolas ocupadas. No entanto, relatou que o número baixou nos últimos dias.

— Nosso sentido de ir até os estudantes e apresentar essa proposta é fazer um apelo. Qualquer movimento tem um sentido, que é chamar a atenção. Os estudantes já chamaram a atenção da sociedade — avaliou. 

Ouça a entrevista à Rádio Gaúcha:

O secretário frisou que, das 2,5 mil escolas estaduais, cerca de 400 enfrentam percalços para a realização de atividades, em razão de ocupações ou de problemas de paralisação, parcial ou total. 

Freitas assumiu a Secretaria da Educação após Vieira da Cunha deixar o posto para se dedicar à pré-candidatura do PDT à prefeitura de Porto Alegre. Ele já exercia o cargo como interino em meio ao movimento de ocupação das escolas.

 

http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2016/06/secretario-aposta-no-dialogo-mas-cogita-ir-a-justica-para-resolver-impasses-em-escolas-ocupadas-5896029.html# 




ONLINE
5