Idade acima do adequado no EM
Cerca de 28% dos alunos do ensino médio têm idade acima do adequado
Dados derivados do Censo Escolar 2017 apontam leve aumento em relação a ano anterior
BRASÍLIA — A taxa de alunos com idade inadequada no ensino médio é de 28,2%, apontam indicadores derivados do Censo Escolar 2017 divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice teve um leve aumento em relação ao ano anterior, quando 28% dos estudantes apresentavam distorção idade-série. Já no ensino fundamental, houve uma queda de 18,6% para 18%.
As discrepâncias se acentuam na comparação entre rede privada, onde apenas 7,4% dos estudos do ensino médio estão com idade fora do esperado, e rede pública, em que a taxa é de 31,1%. A diferença é de quase 24 pontos percentuais.
LEIA TAMBÉM:
Pesquisa mostra que 49% dos professores não recomendam a profissão
Para ampliar aulas sobre fake news em escolas, MEC busca inspiração até em Portugal
O Rio de Janeiro tem média ainda maior, de 39,7% de alunos do ensino médio público com idade inadequada. Significa que praticamente quatro em cada dez estudantes está acima da idade esperada para a etapa. O fenômeno é decorrente do atraso escolar que as crianças vão acumulando ao longo da trajetória e se acentua na reta final da educação básica.
Nas demais etapas, a diferença é maior. A educação infantil geral tem 16,3 alunos por turma, sendo 13 na rede privada e 18,1 na pública. O ensino fundamental tem 23 estudantes em cada classe, com média de 19,9 nas escolas particulares e 23,7 nas do Estado.