11-07- 2016
O Ministério da Educação, sob o comando do ministro golpista Mendonça Filho (DEM), alterou grande parte da área de história da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na última semana. A base, que foi sancionada em 2014, é uma diretriz de temas mínimos que devem ser estudados nas escolas públicas e privadas de ensino infantil, fundamental e médio do País.
No currículo anterior de história, havia menor enfoque à Antiguidade grega e romana, na Idade Média, ao Renascimento e ao Iluminismo, para também dar determinada importância e destaque para a história dos reinos africanos da Idade do Ferro, as diversas etnias indígenas das Américas, civilizações latino americanas e a história latino americana de resistência do povo colonizado e oprimido pelo imperialismo.
Grande parte desses temas curriculares foram retirados pelo novo ministério golpista e substituídos por maior destaque a história da civilização ocidental, Antiguidade e Idade Média.
O objetivo dos golpistas é esconder a grande história de resistência do povo latino americano contra as ditaduras, contra a opressão do imperialismo etc. Ou seja, o golpe é também um golpe contra a cultura. Não é a primeira vez que a direita ataca a base comum de ensino das escolas para deixar a educação cada vez mais conservadora, religiosa e contra a esquerda.
http://causaoperaria.org.br/ministro-golpista-retira-estudos-sobre-resistencia-latino-americana-de-escolas/