História das Religiões

História das Religiões

63% dos brasileiros são a favor do ensino de História das Religiões na educação básica

63% dos brasileiros são a favor do ensino de História das Religiões na educação básica

63% dos brasileiros são a favor do ensino de História das Religiões na educação básica

A maioria dos brasileiros (63,3%) é favorável ao ensino de História das Religiões na educação básica brasileira. O resultado é de uma pesquisa de opinião feita pelo Instituto Paraná Pesquisas entre os dias 6 e 10 de setembro de 2017. Outros 30,2% são contra e 6,5% não sabem ou não responderam. 

O levantamento foi realizado por questionário online para 2.714 brasileiros maiores de 16 anos. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais. 

Nesta semana, o STF (Supremo Tribunal Federal) retomou o julgamento sobre o ensino religioso nas escolas públicas, que começou em agosto e ainda não foi finalizado. Uma nova sessão foi marcada para a próxima quarta-feira (27). O placar é de cinco votos a três e ainda não há maioria. Os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski votaram para o ensino religioso permanecer como está na Constituição: as escolas públicas podem ensinar religiões específicas, desde que a matrícula seja facultativa.

Os ministros Luís Roberto Barroso, relator do tema, Rosa Weber e Luiz Fux votaram para que o ensino religioso nas escolas seja amplo e que os professores não sejam representantes de religiões. A visão desses ministros é a mesma ao que a maioria dos entrevistados da pesquisa respondeu: favorável ao ensino de história das religiões, algo mais amplo. Que também é o que a Procuradoria-geral da República defende: que o ensino religioso nas escolas públicas seja genérico, mais focado nos aspectos históricos. 

Ainda não votaram os ministros Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Cármen Lúcia.

http://noticias.r7.com/coluna-do-fraga/63-dos-brasileiros-sao-a-favor-do-ensino-de-historia-das-religioes-na-educacao-basica-22092017 




ONLINE
9