Gasto com auxílio-moradia
‘Auxiliômetro’: gasto com auxílio-moradia ao Judiciário e ao MP soma meio bilhão em 3 meses
Da Redação
A página no Facebook ”Não ao auxílio-Moradia” destacou em uma postagem feita na tarde desta segunda-feira (4) que já foram gastos mais de R$500 milhões em auxílio-moradia de juízes, desembargadores e promotores. A quantia refere-se a apenas o período de 1º de janeiro a 1º de abril de 2016. Segundo organizadores do movimento, os dados foram obtidos nos sites do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, onde consta que há no Brasil cerca de 17 mil magistrados e mais de 12 mil membros do MP. O número então foi multiplicado por R$ 4.377,73 (valor do auxílio-moradia) e arredondado para baixo.
Outras categorias também recebem o auxílio-moradia, como conselheiros dos Tribunais de Contas e defensores públicos, mas estes não foram levados em conta no cálculo divulgado.
O Sindjus (Sindicato dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul) pede à população que participe de um ”buzinaço” contra o auxílio que é pago a membros do judiciário e do Ministério Público, além de auxílio-alimentação dos juízes e a automaticidade dos reajustes dos magistrados. A manifestação ocorre todas as quartas-feiras, às 17h, nas comarcas.