Funcionamento do Pronatec
Você sabe como funciona o Pronatec?
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado em 2011 tendo como objetivo aumentar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
Este programa possibilita que jovens e adultos ingressem no mercado de trabalho por meio decursos técnicos profissionalizantes, que em sua maioria são gratuitos.
O Pronatec oferece cursos técnicos para estudantes do Ensino Médio, cursos profissionalizantes para jovens e adultos, cursos de capacitação para o público do Programa Brasil Sem Miséria. Também oferece cursos de qualificação para pessoas e empresas que queiram trabalhar com turismo, através do Pronatec Turismo.
O programa também conta com o Bolsa Formação, que possui vagas nas modalidades Bolsa Formação Trabalhador e Bolsa Formação Estudante. O Bolsa Formação Trabalhador possui cursos de formação inicial e continuada para os trabalhadores que estejam recebendo pela segunda vez, num período de dez anos, o seguro desemprego. O Bolsa Formação Estudante, oferece cursos técnicos para estudantes da rede pública.
Esses cursos são oferecidos, em sua maioria, por escolas técnicas federais e estaduais e Instituições de Ensino do Sistema S, como Senai, Sesc, Senac, Sesi e Senat.
Cursos Técnicos oferecidos pelo Pronatec
-
Técnico em Agronegócio
-
Técnico em Agenciamento de Viagem
-
Técnico em Aquicultura
-
Técnico em Biblioteca e Técnico em Biocombustíveis
-
Almoxarife
-
Auxiliar Administrativo
-
Recepcionista
-
Ilustrador
-
Padeiro
-
Bartender
-
Operador de Caixa
-
Camareira em Meios de Hospedagem
-
Outros.
As inscrições são feitas pelo Sisutec ou diretamente nas instituições onde são oferecidos os cursos. Qualquer um pode se inscrever, porém, é dada prioridade para alunos do ensino médio da rede pública, participantes do Bolsa Família, agricultores, indígenas e pessoas com deficiência.
Sisutec
Anualmente, as vagas do Pronatec são oferecidas através do Sistema de Seleção Unidicadada Educação Técnica (Sisutec), e são exclusivas para os alunos que já concluíram o ensino médio e fizeram o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quem não realizou o exame pode tentar as vagas remanescentes.
O Sisutec reserva 85% das vagas para alunos que cursaram o ensino médio em escola pública ou em instituições particulares com bolsa integral, independentemente da renda per capitafamiliar.
Pronatec 2.0
A previsão é que neste ano de 2015, o Pronatec ofereça 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos de nível médio e em 646 cursos de qualificação. No Pronatec 2.0 existe a possibilidade de aproveitamento dos créditos para os estudantes que quiserem ingressar em cursos tecnológicos, a fim de que os alunos continuem seus estudos através de um curso superior.
Outra novidade é que as instituições privadas também vão oferecer vagas. Os alunos que ingressarem em cursos das instituições particulares poderão participar do FIES técnico, que vai financiar as mensalidades.
Pronatec Direitos Humanos
O Pronatec Direitos Humanos é destinado às pessoas mais desamparadas da sociedade, como deficientes, moradores de rua e jovens que cumprem medidas socioeducativas. O programa tem como objetivo proporcionar cursos específicos e inserir essas pessoas no mercado de trabalho.
Os cursos serão oferecidos pelas instituições cadastradas pelo programa e a seleção dos alunos será feita pela Secretaria de Recursos Humanos da Presidência da Republica em parceria com órgãos estaduais, distritais e municipais, bem como organizações da sociedade civil, através de identificação da demanda de cada região.
http://canaldoensino.com.br/blog/voce-sabe-como-funciona-o-pronatec