Funcionamento do Pronatec

Funcionamento do Pronatec

Você sabe como funciona o Pronatec?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado em 2011 tendo como objetivo aumentar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Este programa possibilita que jovens e adultos ingressem no mercado de trabalho por meio decursos técnicos profissionalizantes, que em sua maioria são gratuitos.

Pronatec oferece cursos técnicos para estudantes do Ensino Médio, cursos profissionalizantes para jovens e adultos, cursos de capacitação para o público do Programa Brasil Sem Miséria. Também oferece cursos de qualificação para pessoas e empresas que queiram trabalhar com turismo, através do Pronatec Turismo.

O programa também conta com o Bolsa Formação, que possui vagas nas modalidades Bolsa Formação Trabalhador e Bolsa Formação Estudante.  O Bolsa Formação Trabalhador possui cursos de formação inicial e continuada para os trabalhadores que estejam recebendo pela segunda vez, num período de dez anos, o seguro desemprego. O Bolsa Formação Estudante, oferece cursos técnicos para estudantes da rede pública.

Esses cursos são oferecidos, em sua maioria, por escolas técnicas federais e estaduais e Instituições de Ensino do Sistema S, como Senai, Sesc, Senac, Sesi e Senat.

Cursos Técnicos oferecidos pelo Pronatec

  • Técnico em Agronegócio

  • Técnico em Agenciamento de Viagem

  • Técnico em Aquicultura

  • Técnico em Biblioteca e Técnico em Biocombustíveis

  • Almoxarife

  • Auxiliar Administrativo

  • Recepcionista

  • Ilustrador

  • Padeiro

  • Bartender

  • Operador de Caixa

  • Camareira em Meios de Hospedagem

  • Outros.

As inscrições são feitas pelo Sisutec ou diretamente nas instituições onde são oferecidos os cursos. Qualquer um pode se inscrever, porém,  é dada prioridade para alunos do ensino médio da rede pública, participantes do Bolsa Família, agricultores, indígenas e pessoas com deficiência.

Sisutec

Anualmente, as vagas do Pronatec são oferecidas através do Sistema de Seleção Unidicadada Educação Técnica (Sisutec), e são exclusivas para os alunos que já concluíram o ensino médio e fizeram o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quem não realizou o exame pode tentar as vagas remanescentes.

O Sisutec reserva 85% das vagas para alunos que cursaram o ensino médio em escola pública ou em instituições particulares com bolsa integral, independentemente da renda per capitafamiliar.

Pronatec 2.0

A previsão é que neste ano de 2015, o Pronatec ofereça 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos de nível médio e em 646 cursos de qualificação. No Pronatec 2.0 existe a possibilidade de aproveitamento dos créditos para os estudantes que quiserem ingressar em cursos tecnológicos, a fim de que os alunos continuem seus estudos através de um curso superior.

Outra novidade é que as instituições privadas também vão oferecer vagas. Os alunos que ingressarem em cursos das instituições particulares poderão participar do FIES técnico, que vai financiar as mensalidades.

Pronatec Direitos Humanos

Pronatec Direitos Humanos é destinado às pessoas mais desamparadas da sociedade, como deficientes, moradores de rua e jovens que cumprem medidas socioeducativas. O programa tem como objetivo proporcionar cursos específicos e inserir essas pessoas no mercado de trabalho.

Os cursos serão oferecidos pelas instituições cadastradas pelo programa e a seleção dos alunos será feita pela Secretaria de Recursos Humanos da Presidência da Republica em parceria com órgãos estaduais, distritais e municipais, bem como organizações da sociedade civil, através de identificação da demanda de cada região.

 

http://canaldoensino.com.br/blog/voce-sabe-como-funciona-o-pronatec

 




ONLINE
10