Fracasso da Reforma

Fracasso da Reforma

New York State: fracasso da “reforma” é visível 


Diane Ravitch postou recentemente o desempenho dos estudantes do estado de Nova York na avaliação nacional chamada NAEP entre 2003 e 2017. A avaliação vale para a Cidade de Nova York também.

Note-se que os valores atuais (2017) são praticamente os mesmos de 2003. Tudo que se conseguiu no estado de Nova York com estas políticas “brilhantes” foi destruir a educação pública pela terceirização para organizações sociais com ou sem fim lucrativo, demitir professores, fechar escolas e desqualificar a profissão – e claro, encher o bolso dos empresários da educação americana com dinheiro público que deveria estar sendo aplicado na melhoria das escolas públicas. 

O ano de 2003 é emblemático pois é quando ocorre nos Estados Unidos, em geral, a onda de responsabilização baseada em testes. No caso da Cidade de Nova York em especial ela foi vitimada pela privatização por terceirização sob a era do prefeito Bloomberg (mentor de Doria no Brasil) que por 12 anos administrou a cidade com as teses do livre mercado e da responsabilização. No estado de Nova York a política de responsabilização foi aplicada com forte intensidade.

Valores para o Estado de Nova York (Diane Ravitch)

NYCnaep17

Valores para a Cidade de Nova York (Leonie Haimson)




ONLINE
13