Filmes sobre Belas, Recatadas e do Lar
20 filmes sobre mulheres “Belas, Recatadas e do Lar”
Por Fernando Boechat e Philippe Torres.
Já imaginou como seria uma lista de filmes sobre mulheres “Belas, Recatadas e do Lar”? Agora faça o exercício inverso…
Imagine uma lista de filmes sobre mulheres livres que não se enquadram na caricatura de um padrão moralista.
Em “homenagem” a reportagem da famigerada revista machista, onde tenta estabelecer como modelo a ser seguido a mulher “bela, recatada e do lar” e já projetando uma suposta futura primeira dama, o Cineplot traz uma lista de mulheres que quebraram o estereótipo no Cinema.
- Jeanne Dielman
Direção: Chantal Akerman
País: Bélgica/França
Ano: 1975
Considerado como a obra-prima de Akerman, traz a atriz Delphine Seyrig no papel de Jeanne Dielman, uma jovem viúva que vive com seu filho Sylvain seguindo uma ordem imutável: à tarde, enquanto seu filho está na escola, ela cuida do apartamento e recebe os clientes.
- Garota, Interrompida
Direção: James Mangold
País: Alemanha/Estados Unidos
Ano: 1999
Em 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen foi diagnosticada como vítima de “Ordem Incerta de Personalidade” – uma aflição com sintomas tão ambíguos que qualquer garota adolescente pode ser enquadrada. Enviada para um hospital psiquiátrico, onde viveu nos 2 anos seguintes, ela conhece um novo mundo, de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa, uma charmosa sociopata que organiza uma fuga com Susanna, Daisy e Polly, com o intuito de retomarem suas vidas.
- Thelma & Louise
Direção: Ridley Scott
País: Estados Unidos
Ano: 1991
Mulher cansada da vida de dona de casa maltratada pelo marido embarca em uma viagem de final de semana com uma amiga, mas que mudará para sempre a vida das duas quando inesperados problemas surgem em seus caminhos.
- Ontem, Hoje e Amanhã
Direção: Vittorio de Sica
País: França/Itália
Ano: 1963
O filme apresenta três histórias distintas: na primeira, uma mulher, para evitar ser presa, passa sua vida acumulando bebês, já que a lei não permite que prendam mulheres grávidas; na segunda, acompanhamos uma conversa entre uma rica mulher e seu amante a bordo de um luxuoso carro; na terceira, um jovem e futuro padre sente-se seduzido pela luxuriosa vizinha.
- Jackie Brown
Direção: Quentin Tarantino
País: Estados Unidos
Ano: 1997
Jackie Brown é uma aeromoça, funcionária de uma companhia aérea de segunda linha, que reforça o seu baixo salário trazendo para o país dinheiro sujo de um traficante de armas, Ordell Robbie. Um dia, ela é pega por policiais com uma alta soma numa mala. Mas estes lhe oferecem a liberdade se os ajudar a pegar o traficante.
- Princesa Mononoke
Direção: Hayao Miyazaki
País: Japão
Ano: 1997
Um príncipe infectado por uma doença sabe que irá morrer a menos que encontre a cura. Sendo a sua última esperança, segue para o leste e, durante o caminho, encontra animais da floresta lutando contra a sua exploração, liderados pela princesa Mononoke.
- Garota Sombria Caminha Pela Noite
Direção: Ana Lily Amirpour
País: Estados Unidos
Ano: 2014
Coisas estranhas acontecem em Bad City. Uma cidade iraniana fantasma, lar de prostitutas, viciados, cafetões e outras almas sórdidas. Um reduto de depravação e falta de esperança, onde uma vampira solitária persegue os habitantes mais repugnantes. Mas quando um garoto conhece uma garota, uma história de amor incomum começa a florescer…vermelha como o sangue.
- Medéia
Direção: Pier Paolo Pasolini
País: Alemanha Ocidental/França/Itália
Ano: 1969
Em seu único papel no cinema, a diva Maria Callas vive a feiticeira Medéia, que mata o próprio irmão para fugir com o amado, Jasão, que roubara o velocino de ouro. Anos mais tarde, Jasão a abandona, para se casar com a jovem e bela filha do Rei Creonte. Indignada, Medéia planeja uma terrível vingança contra Jasão. Com belíssima fotografia de Ennio Guarnieri, Medéia é uma brilhante versão da tragédia grega de Eurípedes.
- Copacabana Mon Amour
Direção: Rogério Sganzerla
País: Brasil
Ano: 1970
Sônia Silk circula por Copacabana, no Rio de Janeiro, com o grande sonho de ser cantora da Rádio Nacional. Ela é irmã de Vidimar, empregado apaixonado pelo patrão, o Dr. Grilo. Sônia Silk vê espíritos baixarem em seres e objetos e procura o pai-de-santo Joãozinho da Goméia para livrá-la desta aflição.
- Azul é a Cor Mais Quente
Direção: Abdellatif Kechiche
País: França
Ano: 2013
Adèle (Adèle Exarchopoulos) é uma estudante do colegial, que começa a se relacionar com o jovem Thomas, mas não se sente completa ao lado dele. Ela então descobre, no azul dos cabelos de Emma (Léa Seydoux), sua primeira paixão por outra mulher.
- Viver a Vida
Direção: Jean-Luc Godard
País: França
Ano: 1962
Uma seqüência de doze segmentos desconectados apresenta a trajetória de uma jovem mulher entrando no mundo da prostituição em Paris.
- Malena
Direção: Giuseppe Tornatore
País: Estados Unidos/Itália
Ano: 2000
Em 1941, numa pequena vila localizada na Sicília, um grupo de garotos de 13 anos de idade nutre uma profunda paixão por Malena (Monica Bellucci), a viúva de um soldado local, despertando uma história de amor, perda e coragem.
- A Cadela
Direção: Marco Ferreri
País: Itália/França
Ano: 1972
Giorgio (Mastroianni) vive com seu cão, Melampo, isolado do mundo, em uma ilha mediterrânea que fora, na II Guerra, base aérea dos alemães. A inusitada e acidental chegada de Liza (Deneuve) na ilha quebra sua rotina. Liza afeiçoa-se de Giorgio, e desiste de ir embora. Porém, quando Melampo morre, Liza pouco a pouco vai substituindo o companheiro de Giorgio. E quando ele lhe coloca uma coleira, o surrealismo da relação dos dois está apenas começando.
- Mônica e o Desejo
Direção: Ingmar Bergman
País: Suécia
Ano: 1953
O jovem Henrik se apaixona perdidamente por Monika, a moça da quintada. Após Henrik ser despedido do emprego, o casal decide se isolar de todos, fazendo uma idílica viagem de barco pelas ilhas de Estocolmo durante as férias de verão. Monika engravida e a viagem termina. Será que o amor dos jovens resistirá às dificuldades do cotidiano?
- Sob a Pele
Direção: Jonathan Glazer
País: Estados Unidos/Reino Unido/Suíça
Ano: 2013
Uma mulher misteriosa (Scarlett Johansson) seduz homens solitários na calada da noite, na Escócia, e com isso iniciará um processo de auto-descoberta.
- Ninfomaníaca: Volume 1
Direção: Lars Von Trier
País: Alemanha/Bélgica/Dinamarca/França/Reino Unido
Ano: 2013
Bastante machucada e largada em um beco, Joe (Charlotte Gainsbourg) é encontrada por um homem mais velho, Seligman (Stellan Skarsgard), que lhe oferece ajuda. Ele a leva para sua casa, onde possa descansar e se recuperar. Ao despertar, Joe começa a contar detalhes de sua vida para Seligman. Assumindo ser uma ninfomaníaca e que não é, de forma alguma, uma pessoa boa, ela narra algumas das aventuras sexuais que vivenciou para justificar o porquê de sua auto avaliação.
- A Bela da Tarde
Direção: Luis Buñuel
País: França/Itália
Ano: 1967
A história de Séverine (Catherine Deneuve), jovem rica e infeliz que procura um discreto bordel para realizar suas fantasias sexuais e conseguir o prazer que seu marido não consegue lhe dar.
- Mas não Livrai-nos do mal
Direção: Joël Séria
País: França
Ano: 1971
Anne e Lore são duas adolescentes muito próximas que estudam em um colégio católico. Cansadas de todas as regras decidem rebelar-se e adorar Satanás, fazendo uso da mentira e da sedução.
- As Pequenas Margaridas
Direção: Vera Chytilová
País: Tchecoslováquia
Ano: 1966
Utilizando-se de avançados efeitos especiais para a época, Vera Chytilová dirigiu esta obra surrealista que conta a história de duas garotas chamadas Marie, que decidem se adequar ao mundo como ele está: sendo depravadas. Portanto, ambas partem para uma série de encontros forjados e travessuras, desconstruindo o mundo ao seu redor.
- A Colecionadora
Direção: Eric Rohmer
País: França
Ano: 1967
Adrien vai em férias a uma pequena cidade à beira do Mediterrâneo. Ele aluga uma casinha, dividindo o aluguel com seu amigo Daniel e com Haydée, uma garota desconhecida que tem vários amantes. Em um primeiro momento, tanto Adrien como Daniel não dão muita bola para ela. Quando Adrien dá sinais de que está se sentindo atraído, tudo começa a mudar.
http://cineplot.com.br/index.php/2016/04/22/20-filmes-sobre-mulheres-belas-recatadas-e-do-lar/