Fechamento da escola
Estudo que analisa o fechamento da escola é enviado ao Governo do Estado
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Clotilde Braga, situada na comunidade do Bairro Praia, pode encerrar suas atividades neste ano. Um estudo, realizado pela 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), avaliou fatores administrativos e pedagógicos do educandário e foi encaminhado à Secretaria Estadual de Educação. Nos próximos dias, o secretário Vieira da Cunha deve decidir se o Governo do Estado manterá ou cessará as atividades na escola.
Conforme o coordenador pedagógico da 3ª CRE, Fábio Luís Mallmann, o estudo está sendo realizado em todas as escolas estaduais com menos de 50 alunos, como é o caso da Clotilde Braga, que possui 32 estudantes matriculados. A análise é encaminhada à Seduc. Segundo Mallmann, um dos estudos feitos pela 3ª CRE resultou no fechamento da escola Madre Branca, de Estrela, visto que o secretário Vieira da Cunha concedeu aval para cessação das atividades.
A coordenadoria garante que não é apenas a questão financeira que determinará o fechamento ou manutenção do educandário. “Educação não são custos. O aluno é único, o aprendizado é genuíno. Mas a escola tem que ser últil, ter estratégias pedagógicas, discussões coletivas. O que a escola vai ofertar com tão poucos alunos? Para mim, protagoniza uma escola de exclusão, porque não oferece oportunidades de convivência em grupo, que o mundo exige”, explica o coordenador pedagógico.
Caso seja determinado o término das atividades, a 3ª CRE fará uma reunião com pais de alunos, professores e funcionários da Clotilde Braga. São garantidas vagas em outras escolas para os estudantes.
Comunidade faz abaixo-assinado pedindo a manutenção do educandário
Conforme a diretora da Clotilde Braga, Hélia Maria da Silva, ainda não foram recolhidas todas as folhas do abaixo-assinado que pede a manutenção da escola e estão espalhadas pela comunidade taquariense. Nos próximos dias, deve ser feita a contabilidade das assinaturas, que serão enviadas à secretaria estadual de Educação.
A diretora também pede aos pais da comunidade que compareçam ao educandário para fazer a inscrição de seus filhos na escola para o ano que vem, o que poderá dar mais força ao pedido de manutenção da Clotilde Braga junto ao abaixo-assinado.
http://ofatonovo.com.br/novo/2015/11/06/estudo-que-analisa-o-fechamento-da-escola-e-enviado-ao-governo-do-estado/