Excesso de conhecimento
Excesso de conhecimento gera incerteza, diz Zygmunt Bauman em entrevista ao Futura
Já está disponível no site do Futura a entrevista que fiz com o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que esteve em setembro no Brasil participando do Educação 360. Entre outros pontos, Bauman defende que as duas habilidades mais importantes a serem desenvolvidas hoje em dia são a de atenção e a de síntese.
O sociólogo aponta uma contradição de nossa sociedade: em busca da certeza, nós produzimos conhecimento. Porém, o excesso de conhecimento produzido hoje em dia acaba, paradoxalmente, gerando incerteza. Por isso é tão importante que o jovem tenha capacidade crítica para distinguir o que é relevante do que é irrelevante.
Apesar de ser um dos maiores pensadores da atualidade a apontar os efeitos indesejados das novas tecnologias nas relações humanas, Bauman, aos 89 anos, diz que as escolas não devem ignorar essas tecnologias.
“Quem dera fosse tão fácil assim isolar a internet. Mas isso é algo impensável. Aconteceu, ela está aqui, e é impossível voltar atrás. O grande problema, muito mais difícil, é como empregar as possibilidades fornecidas pelas novas informações virtuais a serviço da educação, e não contra ela”, disse Bauman na entrevista.
Veja os melhores momentos aqui:
http://blogs.oglobo.globo.com/antonio-gois/post/excesso-de-conhecimento-gera-incerteza-diz-zygmunt-bauman-em-entrevista-ao-futura.html