Exame de proficiência

Exame de proficiência

Exame de proficiência tem as inscrições abertas até 18 de agosto

Ruane Santos - Assessoria de Comunicação Social - INEP - Revista Gestão Universitária - 27/07/2016 - Belo horizonte, MG

Estão abertas a partir desta quarta-feira, 27, as inscrições para o exame de obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), segunda edição de 2016. Os candidatos interessados na certificação devem se inscrever até 18 de agosto próximo.

Podem participar do exame cidadãos estrangeiros e brasileiros, residentes no Brasil e no exterior, com no mínimo 16 anos completos na data do exame, cuja língua materna não seja o português. A escolaridade mínima deve ser equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo.

Para que a inscrição seja validada, é necessário seguir três etapas. A primeira consiste no preenchimento correto das informações na ficha de inscrição, disponível exclusivamente na internet. A segunda incide no pagamento da taxa de inscrição, que deve ser efetuado de acordo com as orientações do posto aplicador selecionado no ato da inscrição. A terceira etapa está relacionada à entrega da documentação de identificação atual (pode ser o passaporte) ou documento oficial de identificação, mais o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, até 19 de agosto.

O coordenador do posto aplicador, responsável pela realização da homologação das inscrições, terá até as 23h59 de 23 de agosto para efetivar as informações, pela internet, por meio de sistema eletrônico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

As provas (oral e escrita) serão realizadas entre 18 e 20 de outubro, em 29 postos credenciados no Brasil e em 65 no exterior. Na parte escrita haverá duas tarefas que integram compreensão oral e produção escrita (uma tarefa baseada em vídeo e outra em áudio) e duas que integram leitura e mais uma produção escrita. A avaliação oral compreende atividade de interação face a face, com duração de 20 minutos.

De acordo com a pontuação obtida, o participante será classificado em quatro níveis de proficiência. Aqueles que obtiverem pontuação entre 2 e 2,75 serão classificados no nível intermediário; entre 2,76 e 3,5, no intermediário superior; entre 3,51 e 4,25, no avançado; entre 4,26 e 5, no avançado superior. Quem obtiver menos de 2 pontos não obterá a certificação.

O Celpe-Bras é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente. O certificado é aceito internacionalmente em empresas e instituições de ensino. No Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso de pessoas de outras nacionalidades em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

Na última edição deste ano, ocorrida entre os dias 26 e 28 de abril, o exame teve 1.543 aprovados no nível intermediário, 1.343 no intermediário superior, 758 no avançado e 123 no nível superior.

Mais informações no Edital do Inep nº 20, de 26 de julho de 2016.

A inscrição deve ser feita na página eletrônica do Celpe-Bras.




ONLINE
16