Enem e Ensino Médio

Enem e Ensino Médio

Diploma Ensino Médio: Posso Somar Notas de Edições Diferentes do Enem?

09 Jan 2016 

Sempre que são divulgadas as notas do Enem uma dúvida recorre entre nossos leitores que prestaram as provas para obter o Certificado do Ensino Médio:

É possível somar as notas de duas edições diferentes do exame para atingir a pontuação necessária para retirada do documento?

Antes de responder a pergunta, vale esclarecer que, para solicitar o diploma é necessário ter indicado tal interesse durante as inscrições de determinada edição do Enem, além de conquistar a nota mínima de 450 pontos em cada uma das quatro provas objetivas (Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática), bem como pelo menos 500 na redação.

Logo, muitos candidatos que não atingem a pontuação mínima exigida em uma ou mais das áreas questiona a possibilidade de somar as notas da edição em questão como uma anterior que o mesmo já prestou.

Compreendidas as regras para certificação, vamos a resposta: NÃO. As normas colocadas pelo Ministério da Educação (MEC) para requerimento do documento não permitem a soma de diferentes provas do Enem para atingir a pontuação mínima.

Vale esclarecer, no entanto, que aqueles que fizeram a última prova do exame e conseguiram a pontuação exigida em algumas das cinco provas podem pedir proficiência. Desta maneira, se o estudante obteve nota maior que 450 em Linguagens e Matemática, por exemplo, poderá solicitar proficiência nestas áreas.

A proficiência funciona como uma espécie de comprovante de que o candidato já foi “aprovado” em determinadas provas. Desta forma, quando prestar uma edição futura do Enem, precisará tirar as notas mínimas somente nas outras áreas nas quais não obteve a pontuação necessária.

O processo para solicitação de proficiência deve ser solicitado junto a instituição certificadora, indicada pelo candidato durante a inscrição do Enem. 

https://www.infoenem.com.br/diploma-ensino-medio-posso-somar-notas-de-edicoes-diferentes-do-enem/ 


Certificado do Ensino Médio através do Enem

Dentre tantas utilidades que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) adquiriu nos últimos tempos, certamente uma das maiores é a possibilidade de certificação de conclusão do ensino médio e a declaração parcial de proficiência.

 

1.       Quem pode participar?

O participante do ENEM interessado em obter certificação de conclusão do ensino médio deverá possuir 18 (dezoito) anos completos até a data de realização do exame e não ter concluído o ensino médio em idade apropriada, incluso às pessoas privadas de liberdade.

2.       Como proceder para conseguir a certificação?

O interessado deve, no ato da inscrição, Indicar a pretensão de utilizar os resultados do Exame para fins de CERTIFICAÇÃO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO, indicando uma das Instituições Certificadoras listadas no Anexo I do Edital do Enem 2012, que estará  autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados para fins de certificação.

Vale ressaltar que compete às Instituições Certificadoras definirem os procedimentos para certificação de conclusão do Ensino Médio com base nos resultados do Enem, de acordo com a Portaria Inep nº 144, de 24 de maio de 2012.

3.       Qual a pontuação necessária no Enem para conseguir o certificado?

I – atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame;

II – atingir o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação.

E para obter declaração parcial de proficiência, qual a pontuação necessária?

É necessário atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na área de conhecimento desejada. Para declaração parcial de proficiência na área de linguagens, códigos e suas tecnologias, o interessado deverá atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na prova objetiva e o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na prova de redação.

4.       Quem emite o certificado de conclusão e/ou declaração parcial de proficiência?

Compete às Secretarias de Educação dos Estados e aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia emitir os certificados de conclusão e/ou declaração parcial de proficiência.

5.       Em caso de dúvidas, quem procurar?

Para eventuais esclarecimentos, o PARTICIPANTE deverá contatar a Instituição certificadora indicada no ato da inscrição.

https://www.infoenem.com.br/certificado-do-ensino-medio-atraves-do-enem/

 




ONLINE
5