Enem com 18 anos
Enem: candidato com 18 anos ou mais sem ensino médio não precisa ser treineiro
20/04/2017
Estudantes com 18 anos ou mais que ainda não concluíram o ensino médio poderão usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar no ensino superior. No entanto, esse candidato precisa fazer um outro exame, a nível estadual ou municipal, para receber o certificado de conclusão da etapa de ensino. Isso significa que, mesmo que ainda não tenha a certificação em mãos, não precisará se inscrever como treineiro no Enem.
As inscrições para o exame estarão abertas de 8 a 19 de maio. O Enem 2017 será nos dias 5 e 12 de novembro.
Até o ano passado, estudantes com pelo menos 18 anos podiam se inscrever no Enem para obter a certificação do ensino médio. Caso obtivessem pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação obtinham o "diploma". Cerca de 11% dos inscritos conseguiam esse resultado anualmente e obtinham a certificação. A partir deste ano, com o fim da certificação, esses estudantes terão que recorrer a outros exames e o Enem passa a ser voltado para a seleção do ensino superior.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje (20) uma nota esclarecendo a questão. Segundo o Inep, só é treineiro aquele que, concomitantemente, é menor de 18 anos e concluirá o ensino médio após o ano letivo de 2017. Os treineiros usam o Enem como uma auto-avaliação e têm as notas divulgadas 60 dias depois dos participantes regulares. Isso ocorre porque eles não podem ingressar na educação superior e, portanto, não precisam ter suas notas calculadas antes das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os participantes que completam 18 anos até a data da primeira prova do Enem, no dia 5 de novembro, não precisarão se inscrever como treineiros, mesmo aqueles que não tenham concluído o ensino médio. Eles terão, no entanto, que buscar outros exames para certificação da etapa de ensino para concorrer a vagas no ensino superior. Um deles é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que volta a ser aplicado este ano. O resultado do exame nacional pode ser usado pelos estados e municípios para certificação.
InfoEnem
Candidato “Treineiro” no Enem 2017, Entenda Na véspera do feriado nacional de Tiradentes o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou uma nota esclarecendo a definição de candidatos “treineiros” no Enem 2017. A postagem repercutiu bastante na mídia relacionada a educação e será pauta deste artigo do infoEnem. Segue a descrição do que é considerado o participante treineiro de acordo com o Edital do Enem 2017 e conforme reafirmado pelo Inep na semana passada:
Além disso, as regras desta edição do exame nacional também determinaram que o resultado com as notas para tais candidatos serão informadas somente dois meses após a publicação do boletim individual de desempenho dos demais participantes. Como o cronograma prevê o resultado do Enem 2017 para 19 de janeiro do ano que vem, a pontuação dos treineiros deverá sair então apenas em 19 de março de 2018. A explicação para a divulgação tardia das notas dos treineiros no Enem 2017, que também ocorreu na edição do ano passado (leia mais), justifica-se pelo fato desses estudantes não poderem partcipar dos processos seletivos de programas do governo federal que usam as notas do exame e que ocorrem em janeiro/fevereiro, a exemplo do Sisu (vagas em instituições públicas); Prouni (bolsas de estudos em faculdades particulares); Pronatec (vagas em cursos técnicos); e Fies (financiamento estudantil). E os Candidatos Maiores de 18 Anos Sem Ensino Médio?Segundo as normas do Enem, os candidatos maiores de 18 anos, mesmo que não possuam diploma do ensino médio, não serão considerados treineiros. Desta forma, poderão participar dos programas mencionados anteriormente. Vale lembrar, no entanto, que os processos seletivos que envolvem cursos superiores, como Sisu, Prouni e Fies, exigem formação nesta etapa escolar. É importante mencionar também que o Enem não será mais usado para retirada do diploma do ensino médio. Neste caso, ao longo do ano o participante poderá realizar outro exame (no nível estadual ou municipal) para este mesmo fim. Fonte: portal.inep.gov.br
|